Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Jacó significa Enganador ou Suplantador?

“E saiu o primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda; por isso, chamaram o seu nome Esaú, que significa cabeludo” (Gn 25.25).

“E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó” (Gn 25.26).

O nome Jacó, em Hebraico Yaakhov, vem do verbo hebraico akhav “tomar pelo calcanhar” ou “pisando os calcanhares”. Foi assim que nasceu Jacó: “No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão” (Gn 25.26). (Livro: COMENTÁRIO DE OSÉIAS Esequias Soares CPAD).

A palavra suplantar, que também é aludido ao Nome Jacó, vem do verbo hebraico akhav, suplantar, dar rasteira. O dicionário Aurélio, define assim a palavra suplantar: v.t. Meter debaixo dos pés; derrubar, prostrar, calcar. / Levar vantagem, vencer: suplantar um rival. / Fig. Humilhar, dominar.

Talvez por isso alguns assegurem que o nome Jacó significa enganador. Suplantar significa enganar? Será que uma mãe teria a coragem de Nomear um filho como Enganador? O nome de uma pessoa na cultura judaica era oriundo dos acontecimentos antes, durante e depois do seu nascimento.

Outros asseguram que Jacó significa enganador, por que Esaú assim falou: “Não foi o seu nome justamente chamado Jacó? Por isso, que já duas vezes me enganou: a minha primogenitura me tomou e eis que agora me tomou a minha bênção” (Gênesis 27:36).

Muitas pessoas estão concordando com a afirmativa de Esaú. Jacó, porém não tomou a primogenitura de Esaú, eles negociaram. “Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó” (Gênesis 25:31-33).

Pregadores e ensinadores têm malhado Jacó. E dizem que ele, era mentiroso, vivia de dolo, levando proveito sobre outros, não era fiel, e por isso, teve seu nome mudado de Jacó para Israel. Assim recebeu a transformação, depois da mudança de seu nome. A mudança de nome, era uma característica de Deus no AT. Ele mudou o nome de Abraão, Sara etc. Se existe alguém que deve ser sovado, é Esaú que desprezou sua primogenitura. Veja como a Bíblia o considera: “E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura” (Hb 12:16).

Na verdade Jacó enganou e mentiu várias vezes num momento só para seu pai. Mas fez isto por influência de sua mãe, por que o Senhor havia dito a ela: “Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: Um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor” (Gn 25:23). “Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor” (Rm 9:12).

Todavia, as promessas não justificam o engano de ambos (Jacó e Rebeca). Rebeca como Sara, tentou ajudar nas promessas de Deus. Deus é fiel para cumprir suas promessas. Caso Jacó e Rebeca não enganassem o velho Isaque, por outras vias e não pelo engano, Deus cumpriria o que havia prometido. Mas mesmo nesta situação, Deus transformou as maldições em bênçãos, e cumpriu suas promessas na vida de Jacó.

Agora veja as conseqüências do engano na vida de Jacó:

Foi enganado com Lia por Labão (Gn29. 25).

Teve seu salário mudado dez vezes (Gn 31.7).

O animal roubado ou despedaçado pelas feras, Jacó pagava do seu próprio bolso (Gn 31.38-39). Vemos que Jacó foi mais enganado do que enganou.

Jacó tinha sua vida voltada para Deus e depois da visão faz um voto: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gn 28.20-22).

Veja que o Anjo aparece em sonho a Jacó e o cobra do voto: “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela” (Gn 31.13).

Percebemos a comunhão, o interesse e a obediência dele em servir a Deus: “Depois, disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugiste diante da face de Esaú, teu irmão. Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes” (Gn 35.1-2).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mudei o Sermão

Alguém me disse: ”Amigo, enquanto você estiver no politicamente correto, pregando e ensinando corretamente, não fará sucesso. Tem que abençoar o povo, pregar BENÇÃO! Deixa a hermenêutica de lado, mande a ética embora, e seja um pregador de milagres, revelação, e pregue só bênçãos, você fará sucesso, a agenda será cheia, e você famoso, conhecido” etc. Fiquei pensativo, e mudei mesmo de posição, agora interpreto os textos da Bíblia, de maneira diferentes veja a ironia:

”Porque os pobres, sempre os tendes convosco” (Jo 12.8). Onde Jesus estava com a cabeça quando disse isso? Que sempre haverá pobre na igreja? ETA Jesus egoísta esse hein? Sendo o dono da prata e do ouro, deseja que haja pobre. O meu Jesus é rico, dono dos céus e da terra, da prata e do ouro, e as bênçãos dele é que enriquece e não acrescenta dores. Mas este quer que muitos continuem pobres. Nem os discípulos dele eram pobres, tinham barcos, e na época quem tinha um barco, era rico. Tinha até um tesoureiro, e se tinha tesoureiro, é porque a movimentação do dim dim era muita.

”Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem {tudo} consomem, e onde os ladrões minam e roubam, não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta”? (Mt 6.19,25).

Mas uma vez Jesus está equivocado. Como não ajuntar dinheiro? Será que ele pensava que todos viveriam da obra? Com uma Bíblia na mão visitando, almoçando e jantando por ai? Temos que trabalhar e ajuntar dinheiro mesmo. Como não se preocupar com o sustento? Principalmente com nossa família? Jesus, nós temos família para criar! e temos que se preocupar com nossos filhos sim! Eu tenho que correr atrás do faz-me rir, tenho que comprar um carro novo. E a minha casa, como fica? Jesus estou até pensando em fazer campanhas para adquirir mais, e agora o Senhor me vem com essa! A Bíblia diz que do Senhor é a terra e a sua plenitude. Tudo é do Senhor, e quem não cuida dos seus é pior que o infiel e negou a fé. E Ele diz para não correr atrás de nada! Não se preocupar com nada! É complicado.

“Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. (1Tm 6.7,8).

Paulo fala isso porque não pagava alugue e não tinha família. Ele se contentava com a vida que levava. Se Deus tem mais para dar, porque vou estar conformada com o pão de cada dia, e com as poucas roupas que tenho? Está escrito:Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança” (Ml3. 10). Eu sou dizimista, e está escrito que Deus quer derramar bênçãos mesmo, quer nos tornar ricos, abençoados até o caroço do olho. A riqueza é tão grande, que Malaquias nem teve vocabulário para expressar, por isso ele disse: Uma benção ”TAL”. É meu irmão, a nossa riqueza é do tamanho do amor de Jesus. João disse que Deus amou o mundo de TAL maneira. Ele não tinha palavras para expressar tão grande amor. Essa é sua riqueza material, TAL qual o amor de Jesus. Agora Paulo me vem com essa conversa que tenho que me contentar. Isso foi válido na época de Paulo. Hoje estamos na pós- modernidade, Deus quer enriquecer toda a igreja! Amém? Agora se você é dizimista e não sai da pendenga, problema é seu. Veja como você está dizimando. Se não está enriquecendo está com falta de fé, algo está errado em você. As janelas estão abertas para derramar bênçãos (Riquezas, carro zero, casa nova, dim dim na conta) é só Glória.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência” (Romanos 5:3). Paulo parece que só pensava negativamente. Só tinha derrota para contar. Quem quer passar por tribulação? Eu quero é ser abençoado. Está escrito: ”E o SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo” (Dt 28.13). Paulo vivia no aperto, porque achava que só Jesus era a cabeça, e nós a cauda. Pensamento negativo este de Paulo. Veja o que ele escreve: Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”. (Ef 5:23). ”Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4:15).Está errado, nós somos a cabeça conforme Moisés, por isso estamos rodeados de Bênçãos, e vivemos por cima. Temos saúde, dinheiro, empreendimentos e muito mais. Não pense negativo igual a Paulo, se não você não sai da pendenga.

”Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” (1 Tm 6:9). Paulo agora pirou de vez. Quem falou que os que querem ser ricos caem em tentação? Ele não entendia de Bíblia mesmo não. Veja o que a Bíblia diz para a igreja hoje: ”A coroa dos sábios é a sua riqueza” (Pv 14:24). Nós somos os sábios porque escolhemos Jesus, a salvação, o céu, e a vida eterna. Logo, as riquezas de que fala o versículo, é nossa, ETA glória!

”Porque toda a riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos” (Gn 31:16). Eu estou dizendo que Paulo era ruim de Bíblia meu irmão, por isso Timóteo não foi milionário e morreu na pindaíba.

”Se me alegrei de que era muita a minha fazenda e de que a minha mão tinha alcançado muito” (Jó 31:25). Não sejas como Jó, não se alegre ou se contente como diz Paulo com o que você tenha. Mas busque mais, Deus tem mais para nos dar. Vamos alcançar muita riqueza como Jó.

”Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre” (Sl 112:3). Agora Davi deu um bom exemplo. Ele foi um homem de sucesso. Ele foi rico e abençoado, até disse: ”nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37:25). Parece que Davi não conheceu Paulo, que vivia pendengando, e desanimando os outros.

”Assim, excedeu o rei Salomão a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria” (2 Cr 9:22). Se tivermos fé, formos dizimistas e assíduos nas campanhas, poderemos ser como Salomão. O Deus que servimos é grande, rico, e está com as janelas abertas para despejar na nossa vida.

”Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada” (Pv 30.8). Agur servia um Deus pequeno de mais. Parece que estava conformado com as coisas. Ou ele pegou o desânimo de Paulo, ou não conhecia a Bíblia: ”Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mt 25:21). Agur não conhecia de Bíblia, e vivia conformado, mas veja que até em fim, Paulo escreve algo útil que serve para Agur: ”E não vos conformeis com este mundo” (Rm 12.2). Agur estava conformado com a vida que levava. ”Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Agur não tinha noção do milionário que poderia se tornar usando a fé, sendo dizimista e fazendo campanhas.

Espero que tenha contribuído para o seu sucesso. Saiba que você deve ser cabeça e não cauda. Deve estar sempre por cima e não por baixo. Não aceite a vida miserável, reivindique a vitoria a benção para sua vida. Afinal você é filho do Rei, e quem é filho do Rei é príncipe. E você já viu algum príncipe pobre? Reinaremos com ele. A cidade onde os príncipes vão morar é toda de ouro. ”E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre” (Ap 22.5). ”E a fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade, de ouro puro, semelhante a vidro puro”. (Ap 21:18).

Ev. Geziel Silva Costa

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Oração pelas chaves (parte IV)

Volto ao assunto por alguns motivos. A leitura pobre e incompreensível de alguns nos textos que falo sobre a oração pelas chaves. Não conseguem entender a mensagem que transmito. Orar por objetos inanimados a troco do que? Objetos inanimados precisam da ajuda do Mestre? Quando me referi a primeira vez sobre orar por chave, era orar literalmente: “Senhor abençoa esta chave”! Se for uma representação, apresentando as chaves a Deus, em forma de gratidão orando pela vida de quem as recebeu, é outra coisa. Mas tem gente que ora literalmente por elas.

A minha opinião é minha, e não pode dar diretrizes à maioria. Quem quiser orar por chaves, correntes, cadeados e madeiras que o façam. A crença e a opinião de cada pessoa são delas. Agora meu pitaco, minhas idéias, está na liberdade de expressão. O que me intriga, é que pensar diferente, discordar de comportamentos, idéias e opiniões, leva muito a pensarem que somos inimigos de quem discordamos. Não sou contra ministério, obreiros, cultos ou pessoas, por acreditar de forma diferenciada.

A análise que faço, é que antes as pessoas testemunhavam a público quando recebiam algo da parte de Deus. E os motivos que a levavam a testemunhar, eram o aumento da fé, da perseverança e fidelidade a Deus. Hoje não se testemunham mais, e sim apresentam as chaves. E os motivos são outros, para que todos venham correr atrás das “BENÇÃOS”. De quem será a próxima benção? Quem veio receber benção? Quantos estão esperando uma benção? Já não vamos mais à igreja louvar e adorar, e acima de tudo agradecer a Deus, mais buscar bênçãos. Enquanto que a Bíblia Diz: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (Jo 4.23).

Já expliquei que a frase de Deuteronômio usada hoje como jargão, que o crente é cabeça e não cauda. Foi primeiramente usada pelos mercadores da fé dos EUA. Quem é cabeça, não adoece, não vive triste, não passa prova, aperto, fracasso, é só benção pura, Aleluia! Para muitos, isto é ser cabeça. Quando falamos que estas promessas foram feitas a Israel dizem: “Nós somos o Novo Israel, e estas promessas são literalmente para a Igreja também”! Então porque não guardamos o sábado? Onde está a ordem sacerdotal? Onde está a cerimônia do sacrifício no templo? Não dá para entender a hermenêutica destas pessoas.

Estava comentando e dizendo, que talvez eu preferisse ter continuado ignorante, sem conhecimento bíblico. Assim iria engolir tudo que falassem no púlpito, acreditar em todas essas ladinhas que fazem hoje, e tudo estava bem. Assim não me intitulariam de incrédulo com as meninices no culto, fracassado por não crer nas bênçãos, e contra a obra por falar o que penso disto tudo, e ser sabichão, por interpretar a Bíblia diferente da maioria. Talvez assim não sofresse tanto com as aberrações doutrinárias e as heresias que existem em nosso meio. É impressionante saber o quanto fomos contrários as aberrações e heresias dos neopentecostais, e agora estamos iguais se não pior que eles.

Mas acredito que esta vontade de aprender mais da Bíblia que Deus colocou em meu coração, foi para fazer a diferença. Por mais que ela seja literalmente pouca, tem ajudado a muitos. Pela graça e bondade de Deus, temos influenciado pessoas para o lado correto das coisas, e para verdadeira compreensão da Bíblia. Dizimamos, ofertamos, cultuamos e servimos a Deus, não pelo retorno, mas por amor a Deus, e pela sua obra. Paulo diz que o amor, “não busca os seus interesses” (1Co 13.5).

Ev.Geziel Silva Costa