Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Jesus Cristo sua obra e seu ofício


Jesus Cristo, plenamente Deus e plenamente homem.

"Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo".(MT 1.18).


O nascimento virginal de Jesus, foi sem José coabitar com Maria.
O anjo disse a José:
"O que nela foi gerado é do Espírito Santo "(MT 1.20)
Veja também Lucas.
"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lc.1.35).


A doutrina do nascimento virginal é vista pelo menos de duas áreas.

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente: esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (G 3.15).


(1) A salvação jamais pode vir de esforços humanos.
(2) todos os seres humanos herdaram culpa legal e natureza moral corrupta de Adão. (pecado herdado) (pecado original), mas o fato de Jesus não ter tido um pai humano biológico é parcialmente interrompido. Jesus não descendeu de Adão como os outros seres humanos.


JESUS POSSUIA UM CORPO HUMANO


Nasceu como nascem os bebês. "E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (LC 2.7) .



Teve infância e maturidade normal. "E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (LC 2.40). "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" (LC 2.52).


Cansou. "E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta” (Jo 4.6).


Teve sede. "Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede” (Jo 19.28) .


Padeceu a fome. "E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome" (Mt 4.2). Ele morreu. "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou". (LC 23.46) .


1. JESUS POSSUIA UMA MENTE HUMANA


Veja seu processo de aprendizado, aprendeu a: comer, falar, escrever, ser obediente etc.
(2) Jesus possuía alma humana e emoções humanas.
Angustiou a alma. "Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora". (Jo 12.27).


Angustiou o espírito. "Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair".(Jo 13.21).
Disse: "A minha alma esta triste até a morte" (Mt 26.38).

Admirou a fé do centurião. "E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé". (MT 8.10).

Chorou com a morte de Lázaro (Jo 11.35) .
Era tão humano em Nazaré que as pessoas o consideravam apenas humano.

"E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali. E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: Donde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio pois tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles".(Mt 13.53-58) .

Os vizinhos e irmãos que conviveram com ele, não tinham idéia de que fosse ele divino, vindo com carne.

Impecabilidade

Apesar de ser verdadeiramente humano era sem pecado. Não pecou durante toda sua vida. Alguns objetam: então não era 100% humano, todos os humanos pecam!

Refutação
Adão era 100% humano e isento de pecado.

Satanás passou 40 dias tentando fazê-lo pecar. "E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo". (Lc 4.13).

Ele disse: Quem me convence de pecado? Pilatos: "Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum".(Jo18.38) .

Tentado em tudo. Mas sem pecado (HB 4.15) não cometem pecado nem mentira alguma acha em sua boca (I Pd 2.22)

A divindade de Jesus
A igreja chama encarnação. Para definir a natureza que Jesus era Deus em carne.
A Bíblia chama Jesus de Deus (Deus forte) (Is 9.6) .

Em Belém nasceu o salvador que é Cristo o Senhor (LC 2.11) qual o significado disso?
Salvador- Cristo-Senhor. Cristo é o Messias, Senhor é o próprio Deus, senhor é (KYRIOS), Deus é Senhor, dono, todos os admiram como Senhor.
Messias- o próprio Deus
E ele disse: "Antes que Abraão existisse EU SOU" (Jo 8.59) . o tetragrama é as letras YHWH.
Ele é eternamente a fonte da existência de si próprio e sempre será. Leia Jo1.1 em diante.


Os profetas do AT falaram:
Assim diz o Senhor!
Jesus disse: Eu porém vos digo!
Ele fala em destruir o templo (o corpo) em três dias e reconstruir."Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei". (Jo 2.19).

"Em tuas mãos entrego o meu espírito", (a morte não tinha poder de levá-lo).

"Eu dou a vida ninguém tem poder para tirá-lo" (Jo. 10.17-18) .

Atributo da Divindade de Deus. Eternidade Onipresença Onisciência Onipotência e imortalidade

OS TRES OFÍCIOS DE CRISTO

Os três cargos mais importantes para o povo de Israel
Profeta (como Natã). "Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas" (2 Sm 7.2) .

Sacerdote (como Abiatar). "E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi". (1Sm 30.7).

Rei (como Davi). "Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel". (2Sm 5.3).

O profeta falava as palavras de Deus ao povo.
O sacerdote oferecia sacrifícios, orações e louvores a Deus em favor do povo.
O rei governava como representante de Deus.

Jesus como profeta nos revela Deus, em sua palavra é, (Emanuel,Deus conosco).
Como sacerdote, ofereceu-se a Deus como o próprio sacrifício.
Como Rei, governa a igreja e o próprio universo.

Que dizem os homens ser o filho do homem? (Mt 16. 14)
Ao ressuscitar o filho da viúva de Naim, as pessoas de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo".(LC 7.16)

A samaritana respondeu: "Senhor, vejo que és profeta que". (Jo 4.19)
Perguntaram ao homem cego de nascença: "Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta". (Jo 9.17) .

Jesus é aquele sobre quem foram feitas as profecias do A.T.

No caminho de Emaus discorrendo de Moisés a todos os profetas ensinava. "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras". (LC 24.27) . Jesus não era simplesmente um profeta, mas a fonte da revelação de Deus.

CRISTO COMO SACERDOTE

No A.T os sacerdotes eram para oferecerem sacrifícios, orações e louvores a Deus.
(1) Jesus ofereceu o sacrifício perfeito, e removeu o pecado. Ofereceu a si mesmo (acabaram os sacrifícios de animais). "Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados". (Hb 10.4).

(2) Jesus nos aproxima de Deus rasgando o véu e entrando e nos conduzindo a Deus. Deus está em nós.

(3) Como sacerdote ele ora por nós. Era função do sacerdote do AT orar pelas pessoas. Jesus intercede por nos. "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles"(Hb 7.25).

"Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Rm 8.34).

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Tm 2.5). Como homem, sente as mesmas dificuldades e angústias, como Deus ouve a oração dos milhões da terra.

CRISTO COMO REI

Jesus nasceu para ser rei dos judeus. Dizendo:'"Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo".(Mt 2.2) .

Mas não rei, militar, político, terreno. "Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte” (Jo6.15).
A Pilatos disse:" O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui". (Jo 18.36) .

A multidão clamava:"Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas” (Lc 19.38).

O reino de Deus no coração
"Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja “(Ef. 1.20-22).


"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18).

"Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés” (1 Co 15.25).

Ele reinará concretamente sobre a igreja e sobre a terra no milênio. Será
Rei dos reis Senhor dos senhores (Ap 19.16).
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra” (Fl 2.10).

A MORTE VICÁRIA DE CRISTO

Deus poderia deixar-nos perdidos como aos anjos caídos, mas foi decisão dele salvar-nos, e a única maneira foi Cristo. Era para morrermos segundo a lei. Mas se isso acontece estaríamos perdidos, não ressuscitaríamos, mas Jesus tinha o poder de cumprir nossa culpa e ressuscitar.

O primeiro Adão foi desobediente e pecador.
O segundo Adão, Cristo foi obediente e justo. "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos" (Rm5. 19).

A angústia no Getsêmane, a surra, o flagelo e o peso da cruz poderia ter matado Jesus, mas ele só morreu porque entregou seu espírito.

O sofrimento psicológico e a culpa nos fazem miseráveis. Jesus por ser santo odeia e repugna
O pecado. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos" (Is 53.6) .

Jesus suportou a ira de Deus contra o pecado no início do mundo (sofreu o abandono de Deus e dos homens)

O soldado constatou sua morte com a lança (para ter certeza)
Lucas o médico deu atestado de óbito (escreveu) contrariando Rael do (Seminário Jesus). Lucas como médico derruba a teoria do desmaio e hipnose.
Jesus morreu porque era humano, morreu porque entregou seu espírito

A RESSURREIÇAO DE JESUS

Jesus não ressuscitou como os outros mais como a primícia, isto é: O primeiro corpo a ressuscitar transformado. "Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda". (1 Co 15.20-23).

Jesus como Deus tinha poder para ressuscitar como ele mesmo disse:"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá"; (Jo 11.25).

A glória do pai também ressuscitou Jesus. "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".(Rm 6.4) .
"Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1 Co 6.14).

A ressurreição nos regenera. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pe 1.3).

A ressurreição nos justifica. "O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" (Rm 4.25).

A ressurreição nos torna ressurreto. "Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1 co 6.14).
A ressurreição de Cristo é nossa certeza, nossa esperança de mudanças e de transformação.

Nenhum comentário: