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quarta-feira, 3 de março de 2010

A lei do coração

Recomendo o Livro do professor Howard Hendricks, (Ensinando para transformar vidas), editado pela editora Betânia. É um clássico do ensino cristão. Além das experiências do professor, vemos um estilo imprescindível para quem quer não apenas transmitir conhecimentos, mas acima de tudo, causar uma mudança na vida de outros. Leia a síntese do capítulo cinco do livro.



Introdução

((Dt. 6.4-6) (Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração);

Coração! Essa palavra para os hebreus englobava a totalidade do ser: intelecto,emoção e vontade.
Ensinar é transformar personalidade, caráter. É formar o caráter cristão.
Transferir conhecimento de intelecto, as escolas seculares já fazem. Mas fazer esse trajeto pela via do coração é mais difícil, mas também é compensador ver vidas transformadas.

Dizer ou ser?

O que somos, é mais importante do que dizemos. Temos que ter atrativos para quem lecionarmos. É preciso confiarem em nós, e quanto mais confiarem, melhor será o ensino. O caráter do professor deve gerar confiança. Precisamos ter cuidados para não perdê-la, pois recuperá-la se torna mais difícil.

Nossa objetividade

Amar o aluno. Quando ele se sente amado pelo professor,dispõe-se a fazer tudo que o professor quiser. Jesus sempre se compadece das pessoas. Multidão o seguia porque ele dava atenção a todos e elas se sentiam amadas. Até mesmo as crianças Jesus as amava e dispensava uma atenção e especial a elas. E qual é a reação das pessoas quanto a você professor? Eles se sentem alegres por vê-lo lecionar, ou se decepcionam?

Conteúdo gera percepção

Os maiores mestres não são aqueles conhecem tudo. Que possuem grande inteligência. Mas aqueles que possuem um grande coração. Aqueles que gostam e se dedicam ao ensino. Ao comunicar fazem com todo seu ser, com amor. Aqueles que sabem transmitir e alcançar o ser dos que o ouvem. Aqueles que sabem causar uma mudança através do ensino. “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm8.29 Rm 12.2). Ex gelatina.

Onde começa a aprendizagem?

Na emoção. As pessoas absorvem aquilo que sentem interessadas a absorver. E rejeitam o que querem rejeitar. Se tivermos sentimentos negativos com alguém, rejeitamos tudo o que ele diz. Pois rejeitamos a pessoa dele.

Quando entramos numa sala de aula pela primeira vez, todos estão com uma arma apontada para nós. Precisamos convencê-las a baixar as armas. E isso é feito com a alma. Mostrando interesse pelo aluno e não simplesmente pela vontade transmitir conhecimento.

Como causar impacto nos alunos

1- Conhecer bem os alunos. As dificuldades, as lutas do dia-a-dia. Aí fica mais fácil saná-las. Isso exige dedicação e tempo. Que haja dedicação no ensino. Há professor que após lecionar desaparece. Os alunos querem conversar, apertar sua mão, tirar dúvidas. Eles querem ir à sua casa, vá até a casa deles.

2- Saber ouvir os alunos. Depois da aula os alunos querem conversar. Ás vezes simplesmente desabafar. Precisamos dar o direito de eles falarem. Os irmãos mais simples é que tem feito isso. As irmãs do circulo de oração é que tem desempenhado melhor esse papel por ter ouvidos para ouvir os irmãos.

A lei da motivação

O ensino será mais influente quando o aluno se encontra adequadamente motivado. Porque adequadamente? Porque existe a motivação inadequada, ilegítima.
Por exemplo: a motivação dom picolé. A professora diz ao aluno: se você ficar quietinho, no final da aula você ganha um picolé. O aluno ficará quieto, mas o interesse e o motivo não será a aula, e sim o picolé. Ele não estará motivado a guardar nada do que ela está ensinando, isso não da resultado objetivado, e sim resultado negativo.

Motivações inadequadas

Se os cristãos não decoram muitos versículos da Bíblia, dizemos que ele não é um crente espiritual.

Ao pecador dizemos: se você a Cristo. Todos os seus problemas serão solucionados. Cristo resolve mesmo, mas não da maneira como dizemos, nem na hora que queremos, nem como expressamos.

Ter consciência das próprias deficiências

Falamos para os novos convertidos tudo o que eles devem fazer para Deus. Mas precisamos primeiro falar o que Jesus já fez por nós. Todo o sacrifício dele. Assim eles se sentirão gratos, alegres e motivados.

A boa aprendizagem

Uma boa forma de motivar os alunos é estruturar a aprendizagem em três etapas

1-exposição

Expomos muito bem. O bom professor sabe expor a aula através da didática e metodologia. Os alunos ficarão perplexo.

2-demonstração

Devemos demonstrar nós mesmo aos alunos. Eles precisam ver-nos em campo, em batalha, estudando, orando e dedicados às coisas de Deus. Assim eles vão dizer: quero ser exatamente assim.

3-prática

Levar o aluno a praticar que aprendeu.

Na primeira estamos presente com ele. E vendo ele por em prática o que aprendeu. Assim estamos incentivando, encorajando e corrigindo o aluno.
Na segunda estaremos ausentes e o aluno estará em algum momento da sua vida praticando a só tudo o que aprendeu, e precisando sair vencedor.

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