JEREMIAS PREGA NA PORTA DA CASA DE DEUS
Jeremias recebeu incumbência de pregar na porta do templo. Pessoas iam ao templo no intuito de adorar, imaginando que a adoração a Deus estaria restrita ao local. A freqüência ao culto, e o local de adoração, não apaga os pecados de ninguém. Jeremias então falou: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: “Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar” (Jr 7.3).
A mulher Samaritana estava confusa com o lugar de adoração e pergunta a Jesus: “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar” (Jo 4.20). Jesus mostra o que enaltece os nome de Deus. “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” Isto é: Fidelidade a Deus, inteireza de coração, justiça etc.
Ezequias orou a Deus: “Ah! Senhor lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo” (Is 38.3).
Israel estava em decadência espiritual, o povo tronara-se idólatra e corrupto, imaginando que por terem o templo, e irem com freqüência aos cultos, estariam com os pecados perdoados e livres do juízo de Deus. A situação era tão drástica, que Deus desafiou Jeremias a procurar uma só alma fiel. "Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei" (Jr 5.1).
Muitos cristãos hoje estão na mesma situação, achando que por pregarem, expulsarem demônios, chorarem nos cultos, seus pecados são perdoados. Está escrito que só alcança o perdão dos pecados quem confessa e deixa. "O Que encobre como Transgressões SUAS, "nunca prosperará; Mas o Que confessa e Deixa, Misericórdia alcançará" (Pv 28.13). E muitos ouvirão de Jesus: "Digo-vos que não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade" (Lc 13.27).
A MENSAGEM DE JEREMIAS
(A leitura bíblica em classe são as palavras do Senhor a Jeremias Jr 7.1-11). É um discurso longo, o primeiro de vários outros discursos redigidos em prosa. Jeremias denuncia o a idolatria de Israel, como também outros abusos que eram cometidos no templo em Jerusalém durante o culto.
(7.2) À porta da casa do Senhor, o profeta enumeraria as condições morais que o Senhor exigia, para que o culto fosse recebido por Jeová como adoração verdadeira (Sl 15; 24. 3-6). Este discurso de Jeremias causou a revolta dos desobedientes, contraindo a antipatia para com o profeta.
(7.3) Para que a presença do Senhor estivesse permanente no culto, no templo e na vida de Israel, seria necessária uma mudança, de atitude, de caminhos...
(7.4) O povo clamava: Templo do Senhor, templo do Senhor, Templo do Senhor! Estas palavras repetidas como uma fórmula mágica, mostra a confiança que o povo havia depositado no templo, não no Senhor. Grandes e suntuosos templos, catedrais, beleza e riquezas não têm valor, se o coração estiver longe de Deus. Os que desobedecem a lei do Senhor, não adianta sacrificar. "Porém Disse Samuel: Tem porventura o Senhor Tanto Prazer em holocaustos e sacrifícios, Que em Como se obedeça à Palavra do Senhor? eis Que o obedecer é Melhor Do que o sacrificar; E O Melhor atender é Do que uma gordura de carneiros" (1Sm 15.22).
(7.9) O povo furtava e matava, cometiam adultério e juravam falsamente, contrariando toda a lei e os mandamentos que o Senhor havia advertidos antes por Moisés. (Ex 20.13-16; Dt 5.17-20; Os 4.2). E ainda queimavam incenso a deuses que não conheciam isto é: deuses com que nada tem a ver.
(7.11) Covil de salteadores. Com esta imagem poética, está condenada a falsa segurança que o povo depositava no templo de Jerusalém. Os ladrões na época cometiam seus delitos, e se refugiavam em cavernas, se sentiam seguros fugindo da justiça. Assim Israel depois de cometer seus crimes e truculências, se refugiava no templo se sentindo protegidos pelo santuário Cf. (Mt 31.13; Mc 11.17; Lc 19. 46).
A LIÇÃO DE SILÓ
O antigo templo de Siló estava situado nas terras de Efraim, veja (Js16.4). Ao norte de Jerusalém, estava situada uns 30 km. Ali o sacerdote Eli atendia o povo. A presença da Arca da aliança converteu Siló em um importante centro de peregrinação (1Sm 1.3). Os filisteus lutaram contra Israel, aproximadamente no ano 1050 a.C, e levaram a arca como troféu e colocaram no templo do seu deus (1Sm 4). Neste mesmo período a cidade e santuário de Siló foram saqueadas e devastadas (Js 18.1; Sl 78.60; Jr 26.6).
O local de adoração não interessa, mas sim nossa integridade para como Senhor. Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo 4.23).
As coisas materias são passageiras, mas a nossa fidelidade a Deus deve ser permanente. Jesus, porém, lhes disse: "Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada" (Mt 24.2).
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Tss 5.23).
Ev. Geziel Silva Costa
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