O
Artigo da Dra. Valéria Bari da Universidade Federal de Sergipe. Fiz um
comentário do artigo, que trata da Leitura Escolar e Histórias em Quadrinhos,
fruição intelectual, criatividade e formação de gestos de leitura. Compartilho
com os amantes da leitura.
O ponto de partida para o Letramento é a
leitura familiar, ou seja: A criança deve do berço receber orientações e
instruções sobre a importância da leitura. A escola por sua vez dará
continuidade a este processo, orientando o aluno sobre seu percurso. Todavia,
no Brasil os livros ainda são muito caros, e as bibliotecas por cada habitantes,
ainda são escassas. Tornar o hábito da leitura em algo costumeiro ainda é um
desafio, todavia o texto reflete sobre a importância desde fator e mostra os
indicativos para tornar a leitura algo de estimado e desejável na sociedade
atual.
Em primeiro lugar é necessário
conscientizar o lar, a comunidade e a escola, da importância que a leitura tem
na formação do cidadão. Tornar disponível o material para que cada aluno ao ter
acesso ao livro seja cativado pela história, tomando assim o gosto de ler, é
algo necessário e indispensável. O
potencial das histórias em quadrinhos na formação do leitor influencia na
formação e no potencial acadêmico do mesmo.
O gosto pela leitura é despertado quando criado situações de leitura no
cotidiano do indivíduo.
Se a leitura não for desenvolvida no
indivíduo, fica comprometida sua prática social em sua comunidade. Tanto do
ponto de vista dos livros, como da comunidade, a leitura deve ser motivada,
para que o cidadão saiba viver com práticas acertadas e tornar-se influente
através
de seus saberes na comunidade em que vive. A história em quadrinho amadurece a
relação emocional entre leitor e leitura. O objetivo das histórias e da leitura
é gerar leitores nas comunidades com abrangência em seu conhecimento com
capacidade da crítica, argumentação e o discurso próprio que são advindos da
leitura.
Os professores devem ter consciência
sobre a importância em dispor das histórias em quadrinhos para seus alunos.
Cada gestor deveria ter em mente a criação de bibliotecas com o incentivo da
leitura de histórias em quadrinhos, bem como ter consciência na importância
desta atitude. A importância dos
programas educacionais para atender a necessidade das escolas na criação de
bibliotecas escolares deveria ser requerida com mais veemência e cobrança pelos
educadores. Não são apenas os problemas econômicos que impedem o crescimento
das bibliotecas escolares principalmente na esfera pública, mas a falta de
articulação dos profissionais da educação.
Por isso é necessário atitudes que geram
resultados para estas expectativas comprovadamente necessárias no lar, na
comunidade como também na escola. A conscientização aos pais, para a aquisição
de materiais infantis, deveria ser midiática, tornando assim um incentivo necessário
da leitura nos lares. O governo através dos representantes da educação deveria
condicionar os livros para que cada lar tivesse disponibilidade em adquirir os
materiais. A comunidade por sua vez
deveria ser bombardeada por todos os meios de comunicação, tanto à aquisição, o
incentivo como a cobrança na aquisição de livros. A disponibilização das
histórias em quadrinhos ao leitor novato e a facilitação da circulação das
histórias em quadrinhos na Escola, No Lar e na Comunidade formam leitores que irão
gostar de todos os tipos de obras. Para isso são necessárias a leitura escolar
e a Biblioteca Escolar.
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