Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A FÉ

A fé é muito mais que um pensamento religioso, está intrínseca nas nossas relações, nas pessoas como também em nossa causa e maneira de ver o mundo como o discernimento do bem e do mau e a forma como nos relacionamos e vemos as pessoas. Quantos aos animais, estes estão mais programados no acasalamento, cuidado com os filhotes e também a alimentação. Todavia nenhum deles questiona da mesma maneira que os humanos sobre no que consiste a vida.
Vivemo-nos perguntando de onde viemos e para onde vamos. Falamos de céu e inferno, de passado presente e futuro. Enquanto que os animais não tem noção do tempo, do espaço e das circunstancia, nós temos e projetamos nossos propósitos em busca de sentido e não vivemos apenas de coisas básicas da vida.
Paul Tillich (Teológo alemão) afirma que a fé não está condicionada apenas a religião, mas nas preocupações últimas de nossa vida, seja o sucesso, a família, estudos, poder ou influência. A fé tem a ver com as apostas de nossa vida. Antes de pertencermos a qualquer denominação, já estamos engajados nas questões de fé e nos preocupamos com a dignidade. Segundo H. Richard Niebuhuhr a fé implica alinhar o coração ou vontade a um compromisso de lealdade e confiança. Fé é colocar o coração em alguém ou algo, é um compromisso moldando sua vida e carácter por este compromisso.
Smith admite que se a compreensão de fé são os credos e formalizações doutrinárias, é possíveis algumas pessoas viverem sem fé, mas se o entendimento de fé for a lealdade a um centro de valor e poder, então a questão da fé religiosa torna-se possível e aberta. Todas as paráfrases apresentadas por Smith mostra que a fé é um verbo pelo qual podemos modelar as experiências da vida crendo ou confiando em alguém ou algo. Também a fé é algo relacional, precisamos crer em, sempre tem o outro.
O autor também discorre sobre a fé como imaginação relacionando nossa imaginação a um ambiente útil, uma vida tranquila e estabilizada onde imaginamos o sucesso e o bem estar familiar. Na nossa vida sempre existe a tempestade e às vezes somos puxados fortemente contra nossos propósitos e objetivos. As intempéries da vida nos abalam, mas a fé está incumbida de por em ordem estas tempestades. Ela ordena as coisas desalinhadas em seu devido lugar para que prossigamos.
A fé é como um vento está presente nas interações com as pessoas, nos símbolos, instituições e eventos. A Fé como imaginação faz a ligação como uma composição entre os elementos. A imagem que formamos na mente de coisas, valores, sofrimentos, atitudes, pode ser expressa denotando o que estamos sentindo.
Porém a imagem que temos na mente, nunca é esgotada quando tentamos descrever ou narrar esta imagem. A fé também é tentada a ser transmitida através de crenças, símbolos e instituições e etc. Ela sempre será maior que tentamos descrevê-la.
Niebuhr, trás um esclarecimento sobre a fé de forma persuasiva quando confronta a fé como um cubo, que as suas partes iguais podem ser vistas de vários ângulos desde a base. Todavia a visão do cubo por dentro, incluindo seus lados, se quiser fazer uma descrição mais concisa, deve ser pontuada. Assim é a fé, além das descrições externas, ela está interna em nós, é ainda um mistério a ser descrito e estamos envolvidos de uma forma muito importante no fenômeno que tentamos entender.
O autor ainda exemplifica a fé diferenciada como uma criança de peito quando amamentada. Quando com fome, ela é levada ao peito para a amamentação, e enquanto suga o leite prazerosamente, a mãe acaricia sua criança demostrando carinho e afeto enquanto a olha e profere algumas palavras agradáveis. Essa criança cresce num ambiente favorável ao seu desenvolvimento. A fé diferenciada é desenvolvida através dos relacionamentos com as pessoas. Nosso afeto com elas nas amizades, negócios, instituições e todas as formas de afeições, contatos e comunicações humanas proporciona nosso desenvolvimento e crescimento da fé enquanto pessoa.

3 comentários:

José Almeida disse...

Gostei muito do seu comentário, gostaria de conhece-lo melhor. Também sou Cristão, dedicado, estudioso da palavra.
Estou atualmente morando em Rondonópolis, MT.
Recentemente chegado dos EUA, onde vivi por 23 anos. Gostaria de trocar experiências cristãs.
Obrigado


Unknown disse...

Olá Elaine Scazzuso, vou acessar seu espaço.
paz.

Unknown disse...

José Almeida paz!

Sim, então moramos próximos, moro em Várzea Grande MT
Abraços