Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

domingo, 15 de agosto de 2010

O Novo Israel e Deuteronômio 28


Cansamos de ouvirmos os pregadores do triunfalismo e da prosperidade ler e repetirem Deuteronômio 28. E ainda levam a interpretação ao pé da letra. Sabemos na verdade que Dt 28 é especificamente ao povo de Israel.


Eles são cabeças diante das demais nações. Sempre estão por cima, se sobressaiu nas guerras, na economia, poderio bélico etc.

Alguém até ponderou dizendo que somos o Novo Israel e que devemos sim levar Dt 28 literalmente ao pé da letra. Então vamos lá:

Está escrito:O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; (Dt 28.7). Você está com seus inimigos caídos e feridos diante de ti, amigo leitor? Ao lado do templo da AD onde congrego, temos um inimigo ferrenho dos cristãos, no entanto ele está de pé e com saúde, e “próspero”.

Na verdade este versículo se cumpre com a profecia de Zacarias. Os inimigos de Israel que tentaram destruí-lo, depois do retorno à sua terra, caíram todos.

Leiam ainda este texto: “E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar” (Dt 28.11).

O Senhor prometeu te dar terra, amigo? Ou prometeu terras para a igreja? A mim particularmente não. Nem a meu pai, ele não possui terras.

Deus prometeu dar a Terra de Canaã a Abraão, Isaque e Jacó, e este versículo se cumpriu para Israel.

Leiam ainda: “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado” (Dt 28.12).

Você tem emprestado dinheiro a muitas nações amigo? Poderia me arrumar uns trocados emprestados? Será se a igreja tem dinheiro emprestado, amigo? Que eu saiba não. Mas Israel tem suprido as necessidades de muitas nações, emprestando.

Na verdade somos o Novo Israel, contudo devemos ou não guardar toda a Lei e os preceitos dos judeus? Porque então não guardamos o sábado, os preceitos e não celebramos as festas judaicas?

A Bíblia sempre mostra que para Deus existem três classes de pessoas. Israel (Judeus) Os Gentios (qualquer nação quem não é Israelita e nem cristão) e a Igreja (os judeus que se converteram ao evangelho, como também os gentios de qualquer nação do mundo que aceitaram Jesus como salvador). (1Co 10.32).

Não sou contra as bênçãos de Deus para a Igreja, mas para enfatizá-las biblicamente, usemos os textos que são para cumprimento na igreja. Se dissermos que a igreja é abençoada, e quisermos embasar biblicamente isto, leia Efésios: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos {lugares} celestiais em Cristo” (Ef 1.3)

Continua...

Abraços

GSC

2 comentários:

Irmão Fabricio disse...

Graças a Deus irmão. Sou da mesma opinião do irmão sobre este comentario de Deut 28. Fico triste por ver tantas pessoas posta num jugo humano e esquecendo-se do sacrificio de Jesus. E quando os pregadores fazem feitiçaria com Malaquias 3:10? é um absurdo! dizendo que se não der Deus vai te rogar praga, vai ser devorado e coisa e tal...Sabendo que Jesus não procedeu da tribo de Levi, os quais recebiam os dizimos, e Jesus não era um levita. Até mais, gostei muito deste blog.

Geziel Silva Costa disse...

Olá Fabricio!

Na verdade o que falta é hermenêutica correta. Assim as pessoas não vão estar equivocadas quantos às promessas de Deus para a igreja e Israel.

Abraços
GSC