Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LIÇÕES BIBLICAS CPAD - 1º TRIMESTRE DE 2011 ATOS DOS APÓSTOLOS: ATÉ OS CONFINS DA TERRA


Atos dos apóstolos o evangelho do Espírito Santo.


Ao iniciarmos o ano de 2011, nossa Escola Bíblica Dominical será marcada por uma serie de estudo baseado nos escritos canônicos, registrado em Atos dos Apóstolos.

O tema central do livro vai mostrar “A propagação do evangelho pelo poder do Espírito Santo”.

O livro é considerado o 5º evangelho, é o único livro do Novo Testamento que dá continuidade aos acontecimentos narrados nos quatro evangelhos canônicos. Nenhuma outra escritura do NT é tão rica em detalhes a respeito da continuidade histórica da obra de Cristo.
Quando analizamos a visão e forma da escrita usada pelo Dr. Lucas o “medico amado” [CL4. 14] que não andou com Cristo, sendo discípulo de São Paulo, ele ao narrar os fatos conhecido, teve o auxilio do amanuense [copista] conhecido como Teófilo “amigo de Deus”, Lucas narrava e Teófilo escrevia, sem o registro de Lucas, os cristãos de todos os tempos estariam virtualmente desprovidos de qualquer informação a respeito do desenvolvimento inicial, social e a propagação do cristianismo primitivo, isto o torna um escritor habilidoso, um historiador consciente e um teólogo inspirado.
O livro de Atos com 28 capítulos e seus 1007 versículos, é o segundo tratado de Lucas, sendo que o primeiro é o evangelho que leva seu nome, vai iniciar mostrando os últimos atos e ensinos do Cristo ressurreto e sua ascensão, terminando com o aprisionamento domiciliar de Paulo em Roma por dois anos.
No livro de Atos encontramos ao menos 10 divisões principais:

I. O Derramamento do Espírito Santo. [1.12 – 2.41]

II. Os Primeiros dias da Igreja em Jerusalém [2.42 – 8.1]

III. A Persequisão Trazendo a Expansão do Evangelho. [8.2 – 9.31]

IV. A Conversão de Paulo, o Apostolo dos Gentios. [9.1 - 18]

V. Os Gentios sendo alcançados pelo Cristianismo. [9.32 – 12.25]

VI. Primeira Viagem de Paulo como Missionário. [13.1 – 14.28]

VII. Primeiro Concilio da igreja em Jerusalém. [15.1 – 35]

VIII. Segunda Viagem de Paulo como Missionário. [15.36 – 18.22]

IX. Terceira Viagem de Paulo como Missionário. [18.23 – 21.16]

X. Prisão de Paulo e seu Ministério Enquanto Preso. [21.17 – 28.31]



O Livro de Atos é considerado dentro do gênero literário como Histórico, devido à narrativa que ele traz da vida cotidiana da igreja primitiva, com isso ele se torna uma ferramenta importantíssima para se entender o contexto social, econômico, litúrgico e espiritual da igreja fundada por Cristo na Cruz e oficializada no Pentecostes.
Através desta lições reconheceremos que vivemos a dispensação do Espirito Santo, onde de forma singela e implácavel, o Espirito de Deus tem atuado de forma direta na vida da igreja, capacitando os Santos a realizarem a obra do Senhor com autoridade, Amor, e manisfestações sobrenaturais através de salvação de almas, libertações, revestimento de poder[batismo com Espirito] e Curas milagrosas.

A revelação exegética dada ao PR. Claudionor de Andrade, na aplicação de sua Hermenêutica sobre o Livro de Atos, para esse 1º trimestre da EBD de 2011, mostrará e nos ensinará que como igreja, existe parâmetros e normativas a serem seguidos diante de uma visão bíblica Cristocentrica, buscando sempre a unidade do corpo de Cristo para um crescimento espiritual sadio e progressivo do Reino de Deus na Terra.
Essas 13 Lições trarão um fortalecimento para pratica Cristã e um crescimento Espiritual muito grande para os amantes da Palavra e alunos da EBD.



Lições Bíblicas CPAD - 1º Trimestre de 2011
- Atos dos Apóstolos: Até aos confins da terra
Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade
1. Atos - A Ação do Espírito Santo Através da Igreja.
2. A Ascensão de Cristo e a Promessa de Sua Vinda.
3. O Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes.
4. O Poder Irresistível da Comunhão na Igreja.
5. Sinais e Maravilhas na Igreja.
6. A Importância da Disciplina na Igreja.
7. Assistencia Social, Um Importante Negócio.
8. Quando a Igreja de Cristo é Perseguida.
9. A Conversão de Paulo.
10. O Evangelho Propaga-se Entre os Gentios.
11. O Primeiro Concílio da Igreja de Cristo.
12. As Viagens Missionárias de Paulo.
13. Paulo Testifica de Cristo em Roma

Abney San Martin é obreiro da AD e professor da ETADECMAT

8 comentários:

Daladier Lima disse...

É um prazer seguir seu blog. Espero que estejamos na EBD no ano que se inicia em menos de uma semana. Isso menos de uma semana. E que aproveitemos o assunto do trimestre. Que Deus o abençoe no Novo Ano.

Anderson Adão disse...

Com certeza estamos á iniciar mais um imporante trimestre.
E com ele, professores da melhor forma se esforçarão para que os alunos sintam as verdades contidas nos registros bíblicos... por tanto, vamos lá alunos! Não percam a preciosa oportunidade em conhecerer ao Senhor dos Exércitos!
Deus abençoe aos professores!

Geziel Silva Costa disse...

Irmão Daladier!

É um prazer a sua visita aqui neste blog.
A lição de Atos, tem muito a nos ensinar. Com certeza estaremos juntos.

Abraços
GSC

Geziel Silva Costa disse...

Anderson!
A lição de atos promete muito. Portanto, nos esforcemos em aprender mais, para ensinar melhor.

Abraços e obrigado pela visita
GSC

Eliane disse...

É a primeira vez que visito o blog, muito interressante uma vez que a Escola Dominical pode ser considerado uma dos trabalhos mais importantes da igreja, já que só teremos uma igreja sadia se tivermos membro conhecedores da palavra de Deus. Amo a Escola Dominical, sou superintendente e defendo muito a participação dos grupos na ED.
Eliane de Jesus - Apuarema - Bahia

Geziel Silva Costa disse...

Eliane!

A EBD, a maior escola do mundo, evangeliza enquanto ensina. Defender, esninar e causar a motivação nos alunos quanto a EBD, é tarefa de todos nós. Boa sua posição em relação à EBD.
Obrigado pela visita.
Na paz

GSC

galvaoamigo1 disse...

Os cristãos devem estar conviquitos, que o derramento do espírito santo e que nos capacita a grandes obras, vamos alunos participar dessas 13 lições cheias de conteúdos riquissímos para o crescimento espíritual. a paz para todos

Geziel Silva Costa disse...

Olá Galvão!
Obrigado pela visita, que Deus nos conceda mais da sua graça e do Seu Espírito neste trimestre,como também em todo o ano.

Na paz
GSC