Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Juízo Final


1º SLIDE INTRODUÇÃO
- Deus fez o homem dotado de livre-arbítrio. Entretanto, a liberdade tem um outro lado: a responsabilidade. O homem, queira ou não, é responsável pelos seus atos e deverá prestar contas ao seu Criador.
- A responsabilidade é um traço da humanidade e, por isso, todos os homens, salvos ou pecadores, têm de ser julgados diante do Senhor.

2º SLIDE  I – OS JULGAMENTOS PREVISTOS PARA OS HOMENS

- O primeiro julgamento divino: o juízo após a morte física.(Hb.9:27) - juízo provisório onde se decide onde o indivíduo aguardará o julgamento definitivo (Paraíso ou Hades).
- O primeiro julgamento definitivo - o julgamento da Igreja – tribunal de Cristo (I Pe.4:17; Rm.14:10; II Co.5:10), que não envolve salvação ou perdição, mas o galardão.

3º SLIDE

- O segundo julgamento definitivo - o julgamento de Israel e das nações após a Grande Tribulação - “julgamento das nações” (Ap.20:4) -  onde será decidido quem passará com Cristo o milênio.
- O terceiro e último julgamento definitivo -  “julgamento final” ou “juízo final” ou, ainda, o “juízo do trono branco”, depois do término do milênio- todos os homens que não forma julgados antes .

4º SLIDE  II – O LANÇAMENTO DO JUÍZO DIVINO SOBRE A HUMANIDADE NA GRANDE TRIBULAÇÃO; O JULGAMENTO DAS NAÇÕES E A EXECUÇÃO DO JUÍZO SOBRE O DIABO E SEUS ANJOS

- Após ter sido dada a última oportunidade para a humanidade se arrepender, através da pregação do evangelho eterno por três anjos evangelistas, iniciar-se-á a “hora de segar” (Ap.14:14,15).
- Esta ceifa será determinada pelo próprio Senhor Jesus (Ap.14:14-16).

5º SLIDE

- Esta ceifa começa com o lançamento das sete taças que consumam a ira de Deus (Ap.15:1), a saber:
a) primeira taça – uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem (Ap.16:2);

b) segunda taça – morte de todas as criaturas marinhas (Ap.16:3), terminando-se, assim, o que havia sido iniciado com a segunda trombeta (Ap.8:8);

c) terceira taça – as águas doces tornam-se em sangue, ou seja, deixam de ser potáveis (Ap.16:4), completando-se, assim, o juízo da terceira trombeta (Ap.8:10,11);

6º SLIDE

As sete taças (II)

d) quarta taça – os homens são abrasados com grandes calores, o verdadeiro “aquecimento global” (Ap.16:9);
e) quinta taça – o reino da besta torna-se tenebroso (Ap.16:10);
f) sexta taça – secam-se as águas do rio Eufrates e espíritos de mentira convencem os governantes do mundo a guerrear contra o remanescente de Israel para destruí-lo totalmente (Ap.16:12-16);
g) sétima taça – o maior terremoto de todos os tempos (Ap.16:17-21).

7º SLIDE

- Por ocasião do grande terremoto, quando as nações da Terra já estarão reunidas no vale de Josafá (Jl.3:2), também chamado de vale do Armagedom (Ap.16:16), sob o comando do Anticristo, para a destruição do remanescente fiel de Israel.

- Na batalha do Armagedom, o próprio Jesus, acompanhado da Igreja, aparecerá em glória nas nuvens dos céus e será reconhecido como o Messias pelos judeus que estarão na iminência de serem destruídos (Is.63:1-6; Ap.1:7; 19:11-19).

8º SLIDE

- O Senhor vencerá o Anticristo e o Falso Profeta, como também os seus exércitos, e as duas bestas serão lançadas vivas no lago de fogo e enxofre (Ap.19:20), inaugurando este terrível local, que foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt.25:41).

- Após o lançamento das bestas no lago de fogo e enxofre, o Senhor Jesus fará o julgamento das nações, ou seja, determinará quem participará do milênio e quem não o fará, separando, assim, os bodes das ovelhas (Mt.25:31-46).

9º SLIDE

- Em seguida a esta seleção, um anjo descerá do céu e aprisionará o diabo, que será aprisionado por mil anos (Ap.20:1-3).

- Ao término do milênio, o diabo será solto e voltará a enganar as nações, levando-as a se rebelar, uma vez mais, contra o Senhor (Ap.20:7-10). Vencidos os rebeldes, o diabo, então, será, juntamente com seus anjos, lançado no lago de fogo e enxofre.

10º SLIDE  III – O JUÍZO DO TRONO BRANCO

- Deus     tem de chamar o homem à responsabilidade antes de encerrar a história desta Terra.
- O julgamento final é mencionado no Antigo Testamento (Sl. 50, 75 e 94; Dn.7:9,10), era conhecido dos judeus (Jo.11:24), referido por Jesus (Mt.25:31-46) e consta dos escritos (II Tm.4:1; I Pe.4:5; Tg.2:12,13; 3:1;4:12; II Jo.8 e Jd.15).

11º SLIDE   IV – OBJETIVOS DO JULGAMENTO FINAL

-Finalidades do juízo final:

a) eliminar as pendências ainda existentes e, deste modo, ultimar e concluir a dimensão física hoje presente no Universo relativo.
b) Deus mostrará que é o Senhor de todas as coisas.
c) Deus fará justiça, mostrará a diferença do justo e do ímpio.
d) Encerrar-se-á o cumprimento das promessas de Deus
e) Retirará o mal, a morte e o Hades

12º SLIDE   V – OS FUNDAMENTOS DO JULGAMENTO FINAL

- Fundamentos dos julgamentos divinos: a) o homem é livre e consciente e, portanto, responsável pelos seus atos.;
b) as formas de revelação de Deus ao homem ; c) os registros de tudo aquilo que o homem fez enquanto existiu sobre a face da Terra; d) o direito de defesa ; e) a publicidade do julgamento ;  f) a imparcialidade e retidão do julgador.

13º SLIDE  VI – COMO SE DARÁ O JULGAMENTO FINAL

- Jesus apresenta-Se a Deus e instala o tribunal.
- Instalado o tribunal, serão chamados os réus, todos os homens e mulheres que ainda não tiverem sido julgados até então.
14º SLIDE
- Os mortos serão ressuscitados – a segunda ressurreição, que: a) não é bem-aventurança;  b) não garante salvação

c) esvazia o Hades 

15º SLIDE

-  Jesus julgará os vivos e os mortos (II Tm.4:1; I Pe.4:5), pois, além dos mortos ressuscitados, serão julgadas as pessoas que não terão morrido ao término do milênio.
- Chamados os acusados, o Juiz passa, então, a julgar um a um os indivíduos.

16º SLIDE

-  O julgamento não terá apenas condenações. Os mortos são julgados segundo as suas obras. 
-  Caso tenham sido obedientes a Deus, diante da revelação que tiveram de Deus, suas obras o demonstrarão e, assim, seus nomes estarão escritos no livro da vida e, portanto, serão achados dignos de ingressar na nova Jerusalém. Se, porém, não tiverem sido obedientes a Deus conforme a revelação que tiveram, seus nomes não estarão inscritos no livro da vida e, assim, serão condenados e lançados no lago de fogo (Ap.20:15).

17º SLIDE

- Feito o julgamento, proceder-se-á à imediata execução, com o lançamento no lago de fogo de enxofre dos condenados (Ap.20:15). 

- Além dos condenados, a Bíblia também diz que, no lago de fogo, serão lançados tanto a morte quanto o Hades (Ap.20:14).


Anexo: Gráfico do Juízo do Trono Branco (colaboração do irmão Enomir Santos)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

6 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Amigo Geziel,encontrei o seu blog e passei algum tempo a ler algumas coisas, fiquei maravilhado pelo que escreve,E também o amor ao Mestre aí demostrado, também foi uma bênção para mim. E meu sincero desejo é que Jesus use o que escreve para arrebatar os cativos por este mundo, e que Ele lhe conseda graça e muita sabedoria. Desde já quero agradecer-lhe por se deixar usar pelo nosso Pai. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

Viviane disse...

Shalom,
Sou a Vivi, brasileira que vive em Israel...
Vim convidá-lo para conhecer meu blog?
www.israelcompras.com
Já estou seguindo o seu para não perdê-lo de vista.
Bjs
Vivi

Fruto do Espírito disse...

A Paz de Cristo, conhecer seu blog alegrou meu coração. Suas mensagens são edificantes para o Corpo de Cristo, e um bálsamo para todos que acessam esse espaço abençoado.
Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

C ultivar uma vida de oração.
R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
E star sempre disposto a obedecer a Deus.
S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
E sperar de Deus a orientação para a vida.
R evestir-se do poder do Espírito Santo.

Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***

P.S. Prezado irmão estou divulgando o seu blog no meu humilde espaço.

Geziel Silva Costa disse...

Antonio J. Batalha obrigado pelas visita e volte sempre.

Geziel Silva Costa disse...

Olá Vivi!

com certeza estarei vistando e seguindo o seu blog.

Abraços

Geziel Silva Costa disse...

Paz Lucy,

Obrigado pela visita, estarei visitando seu espaço.
Na paz

Geziel