Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que você sabe sobre os demônios?


No hebraico, não encontramos definição para a palavra demônio, pois este termo é de origem grega. Os gregos entendiam que os demônios eram uma divindade ou algo intermediário entre os humanos, que influenciavam o cosmo e a vida humana. Esta influência podia ser de caráter positivo ou negativo. Para Sócrates, os demônios eram um espírito de proteção que fazia o bem. Os da escola de Platão acreditavam que a influencia dos demônios era má.

A Septuaginta define os demônios como poderes malignos e não benignos. Estes são capazes de atuar prejudicando as pessoas com calamidades naturais, doenças físicas ou psicossomáticas, sendo possível levar até a morte.

A crença em demônios está presente no Antigo Oriente Médio, na Grécia Antiga, no Judaísmo nas religiões e atravessa séculos chegando à nossa época. As diversas religiões hoje classificam a atuação dos demônios de acordo com seus atos. Os demônios da sexualidade, por exemplo, atuam nas pessoas com a impureza sexual, outros causando cegueira, surdez, há demônios que causam catástrofes naturais como furacão, terremotos enchentes etc.

Não acredito particularmente que todas as doenças ou calamidades sejam sobrevindas de demônios. Em alguns casos, sem dúvidas isto acontece, como a Bíblia exemplifica. Há religiões que generalizam e dizem que a falta de emprego, os fenômenos naturais catastróficos, são algo exclusivo dos demônios.

Os locais de preferência dos demônios, são os desertos, cemitérios, as ruinas, cavernas, eles agem em lugares escuros, na noite etc. Por serem espirituais, os demônios não possuem forma física. Então, existe a necessidade de se manifestarem no mundo físico, mas para isso precisam de um corpo. Entram em corpos de pessoas e animais. Eles se identificam mais com animais apavorantes, venenosos, voraz e bravio. Talvez os demônios sejam associados com estes animais pela relação existente com eles, por exemplo: Estes animais, causam dano, são imperfeitos e vulneráveis. A relação entre demônios e animais é para exemplificar e associar a ação dos mesmos.

A rapidez do bode associa-se à violência dos demônios. Os demônios a meu ver estão ligados diretamente á deuses pagãos e agem por trás destes, como Moloque, por exemplo, onde sacrifícios de crianças eram oferecidos a ele. Isto é uma prática demoníaca.

Alguns acreditam que os demônios podem ser vencidos ou afastados com encantamentos, feitiços, astúcia, palavras mágicas etc. Ainda acreditam que o sal, a cinza e a lama, podem afastá-los. Acreditando que os talismãs e os amuletos podem dar proteção contras eles.

Os demônios no AT

Devido à falta de conhecimento de Deus, no AT as pessoas eram levadas por qualquer superstição. Sendo assim, Javé exige adoração exclusiva ensinando os seus atributos divinos, e levando o povo a atender o seu poderio máximo. Alguns hoje acreditam no dualismo, a luta entre o bem e o mal, Deus e o diabo, o que parece mais uma ideia da Nova Era como o yin e o yang. Deus é criador até do diabo, e criatura não pode estar em termos de igualde com criador.

Outro sim, o mal é proveniente de Deus como disse Jó? O que realmente Jó quis dizer? (Jó 2.10). O mal na vida de Jó foi causado pelo diabo, todavia com a permissão de Deus. Por isso ele atribui o mal à vontade permissiva de Deus.

Acredito que ao longo da história, Israel pode ter sido influenciado pelas crenças demoníacas e sua forma de exorcizá-lo e mantê-los distantes. Todavia, ao saírem do Egito, com Moisés e as leis, aprenderam a desvencilhar-se de suas crendices. Pela Bíblia, Deus não está associado ou relacionado com o diabo ou com os demônios. Pelo contrário, é sempre o diabo ou os demônios que são imitadores de Deus, querendo ser semelhante ao altíssimo.

A serpente

A serpente tem diversos significados nas culturas dos continentes. No Antigo Oriente, ela representava o poder destruidor. Era também conhecida como Leviatã. Na Síria, o leviatã é conhecido como um monstro marinho com sete cabeças, que é banido pelo deus baal.

No Éden, por Eva ter sido enganada pela serpente, esta passou a ter sinônimo do mal, ou a origem do mal. Mas na verdade, a serpente foi criada por Deus, e apenas usada pelo diabo a enganar Eva.

Em Números, Moisés ergue uma serpente de bronze. O objetivo era que todas as pessoas picadas pela serpente venenosa do deserto, ao olharem para a serpente de bronze serem curadas. É um tipo de Jesus na cruz, quem olha para ele, é sarado do veneno do pecado da antiga serpente que é o diabo.

Satanás

A Bíblia apresenta satanás como real. Embora o conhecimento mítico venha ao longo do tempo pintando o diabo com tridentes, chifres e rabo. Para outros, ele é um ser abstrato, isto é: As brigas, difamações entre irmãos, calúnias, isto é que é o diabo, ou a explicação para ele. Mas realmente segundo a Bíblia, creio que ele existe, é um ser espiritual criado por Deus, embora tenha se rebelado contra Deus. Às vezes ele é representado na Bíblia como um dragão, para demostrar a sua força e agilidade.

Mesmo o diabo sendo acusador e inimigo, ele age segundo a vontade de Deus. Ele não possui poderes de decisão próprios. No livro de Jó, o mal não procede diretamente de Deus, mas indiretamente dele, segundo a permissão dele, mesmo que ele esteja no controle.

Israel ficou convicto de que todo o poder pertence a Deus. Com os inúmeros milagres no deserto, e o sofrimento que tiveram em desobedecer a Deus, hoje são monoteístas. A Bíblia apresentação explicações que o sofrimento e o mal que assolam o mundo, é natural do pecado do homem. O pecado e a desobediência são a origem das mazelas humanas. Apesar de evitarmos os exageros nas demais religiões, não podemos deixar de crer que muitas crenças e divindades de outros povos, possuem ação demoníaca. O que dizer dos maias que ofereciam aos seus deuses sacrifícios humanos?

6 comentários:

rcostaalves disse...

a paz do senhor,
magnifico texto, muito bem
elaborado seu blog, gostei
muito, que deus continue
te abençoando,
abraços fraternos
www.rcostaalves.blogspot.com

Darlene** disse...

oi querid0...retornei com meu blog e conto com suas visitas...estarei sempre por aqui tb...beijos e Deus te abençoe

Geziel Silva Costa disse...

Olá rcostaalves,

Obrigado pela visita, volte sempre
abraços
GSC

Geziel Silva Costa disse...

Paz Darlene,

Estarei visitando seu espaço na net, que Deus te abençoe.

GSC

Rafael No. disse...

Olá oi. Bom dia. Bom artigo, obrigado....apesar de algumas coisas não terem ficado bem esclarecidas, pois já vi pontos de vista diferentes de outras pessoas...é a velha história, cada um tem uma opinião formada. O blog de uma forma geral parece ser bem interessante(o próprio nome já indica). Tiau.

FRANK BRAGA disse...

Graça e paz amado vim aqui fazer uma visitinha ao seu espaço, que por sinal muito abençoado.
Em cristo
Frank Braga
http://frankbragajrna.blogspot.com/