Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A COMPLETUDE DA BÍBLIA

TEXTO ÁUREO
"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro" (Ap 22.18).



INTRODUÇÃO


Completude são o estado, condição ou qualidade do que é completo, daquilo a que não falta nada. A Bíblia está completa, tem todos os ensinos e admoestações para os humanos. Não necessita acrescentar-lhes nada. Todas as obras de Deus estão completas e acabadas.


I - A COMPLETUDE DA BÍBLIA


1 - A Bíblia é completa em seu conteúdo.

A Bíblia tem a doutrina completa para a nossa salvação. As doutrinas da salvação, perdão, arrependimento etc, são as mais fáceis de se entender . Qualquer um pode entender, até mesmo uma criança. A doutrina da salvação está completa, não precisa ser-lhe acrescentada, nada mais, nenhum preceito, normas ou regras. “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”. (Rm 15.4).

Os escritores da Bíblia foram inspirados pelo Espírito Santo, viveram em época e lugares diferentes. Muitos deles não se conheceram, no entanto escreveram o mesmo tema central da Bíblia. Ao contrário do que afirmam os críticos da Bíblia, não houve um trabalho coletivo para a Bíblia ser escrita. Não foi um grupo qualquer de pessoas que se reuniram e combinaram em escrever a Bíblia, muito pelo contrário. A Bíblia foi escrita mais ou menos num período de dezesseis séculos, por mais de quarenta escritos em lugares que vão de Babilônia a Roma. A Septuaginta sim, foi uma obra coletiva de tradução da Bíblia para o grego koiné. Esta tradução foi feita entre os séculos III e I a.C em Alexandria. No entanto, a Bíblia já estava completa e acabada no idioma Hebraico.


2. A Bíblia é completa em sua mensagem
A mensagem da Bíblia é o amor de Deus aos homens e seu plano salvífico. Está explícito na Bíblia quão grande é esse amor, e a disposição de Jesus em salvar a humanidade. Não existe outro caminho Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (Jo 14.6). Antes mesmo que Adão pecasse, pela sua onisciência Deus já sabia e providenciou a salvação. “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. (Ap 18.3).



O plano divino de Deus, foi revelado ao homem através dos séculos através da palavra escrita. Alguns questionam que a Bíblia foi escrita por homens, é claro que sim, só os humanos são dotados de inteligência, razão, intelecto podendo evoluir Etc. A Bíblia é um livro divino, escrita por homens iguais a nós porém, inspirados tornando assim divino-humano. Pela Bíblia Deus fala em linguagem humana, se revela e usa os humanos para que eles possam entender e se relacionar com Ele. A obra de Deus também é divino-humana, ele pergunta: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8).


II - DETURPAÇÃO DA COMPLETUDE DA BÍBLIA

Não temos mais nenhum texto original da Bíblia, mas sim cópias. Alguns críticos da Bíblia dizem: “Muitos erros foram feitos nas cópias, erros que às vezes mudaram o sentido dos textos”. Também afirmam, que os próprios copistas, acrescentavam suas ideias, aos textos, ora adicionando, ora subtraindo . Afirmam ainda que o versículo de apocalipse 22 e 18 “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro”. Dizem que este texto reflete bem isso, e João sabedor disso, fez essa severa advertência.



Os copistas usavam alguns critérios, tinham por meta não fazer nenhuma rasura, nem errar. Se descobrisse que alguma palavra estivesse compilada errada, jogavam toda a obra fora. Quando algum livro estava muito velho, não sendo possível ler ou entender alguma parte da escrita, queimavam a obra velha para ninguém fazer uma leitura ou interpretação distorcida. Vemos que eles não tinham intenção de deturpar a Bíblia, como querem os críticos, nem mesmo de adicionar ou subtrair palavras. A Bíblia não tem falha nem modificação, se alguma falha for encontrada nela, será sempre do lado humano, tradução mal feita, erro de grafia inexata, interpretação forçada, às vezes quem estuda compreende mal, falsa explicação aos sentidos do texto etc.


Se tiver na Bíblia algum trecho que não entendemos, não pense de primeira que é erro, diga como Agostinho: “Num caso desses, deve haver erro do copista, tradução mal feita do original, ou então sou eu mesmo que não consigo entender”. Se examinarmos o conteúdo do AT hebraico, notaremos duas coisas diferentes do nosso AT. O AT hebraico tem 22 livros e não 39 como o nosso. Porém o conteúdo é igual sem modificação. A questão é que a Bíblia hebraica junta determinada livros por exemplo, 1 e 2 Samuel forma um livro só, isso acontece com outros livros. A outra diferença é a ordem dos livros, o último da Bíblia hebraica é o de Crônicas e não Malaquias como a nossa. Mas isto não influi na autoridade e nem na mensagem dela, pois a Bíblia não é um livro de Cronologia.


Quem escreveu a Bíblia foram homens ímpios? Não seria possível escreverem um livro que sempre estaria condenando suas impiedades, e reprovando suas atitudes. Os ímpios condenam a Bíblia porque ela os julga como pecadores e mostra o seu destino se não se arrependerem. “Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Rm 13.2). A Bíblia mostra o quanto o homem errou o alvo, e o quanto Deus almeja resgatá-lo do pecado querendo que todos se salvem “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.15).


III - AGRESSÕES À ORTODOXIA BÍBLICA

Muitas obras distorcidas têm surgido agredindo as doutrinas da Bíblia. Obras que mostram uma guerra espiritual fantasiosa, outras põem em dúvidas a divindade de Jesus e sua obra salvífica, alegando ser necessário regredir, fazer campanhas para o perdão etc. As enxurradas de artigos nos veículos de comunicação vem tentando minar a fé na Bíblia, alegando sem critérios, que a Bíblia está cheia de erros, que não é uma obra confiável, é um mito etc. A indignação deles é que a Bíblia vem ganhando o mundo, e a cada dia vai sendo traduzido em idiomas diferentes e continua a ser o livro mais influente do mundo. Todos os anos são publicados mais de 11 milhões de Bíblias.

Por outro lado têm surgido novas teologias com interpretação equivocada da palavra. A onda de prosperidade financeira, diz que Deus quer tornar todos ricos, que não adoecemos, pois as doenças é obra do Diabo, só adoece quem está em pecado. Estão pregando uma busca desenfreada pelo sucesso, curas milagres e esquecem de falar do amor de Jesus, da salvação, arrependimento, enfim as doutrinas básicas da Bíblia. Isso fere o princípio do evangelho “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura, Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.15). Evangelho são boas novas, e as novas são de salvação em Jesus, não de riquezas
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6. 19,20).

Outros querem deixar como compêndio doutrinário para a igreja suas experiências. Todas as experiências estão abaixo da palavra de Deus, todas devem ser submetidas à luz da Bíblia. Hoje existem as inversões de valores, onde muitos valorizam suas experiências pessoas mais que a própria palavra de Deus. Outros querem interpretar a Bíblia de acordo com seu entendimento e suas experiências “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe. 1.20,21).

CONCLUSÃO

A Bíblia é um livro singular, quantas obras de filósofos como Platão, Aristóteles são Best Seller como a bíblia? Nenhum livro. Mas a Bíblia vem através dos séculos sendo lida, compreendida, e transformando vidas, porque é uma obra divina. Digamos da Bíblia como disse o salmista:
“Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca”.(Sl 119.103).
“Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18).
“Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia” (Sl 119.97).
“A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama” (Sl119.140).


Bibliografia


Manual da Escola Dominical Antônio Gilberto (CPAD)

7 Razões para confiar na Bíblia Eewin Luter (VIDA)

Super interessante Dez. 2008.

Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)

Dicionário Digital Aulete


GEZIEL SILVA COSTA

Nenhum comentário: