Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

sábado, 13 de dezembro de 2008

O papel da Família na transmissão da fé e na formação religiosa

Imagem da web
Pb. Marcos Antônio Guimarães

Muito se tem discutido a respeito do papel da família para a formação de uma sociedade equilibrada, em razão do aprendizado que ela proporciona para a inserção do indivíduo na sociedade, tanto do ponto de vista antropológico, social, quanto da formação religiosa.


Ainda que a maioria das famílias possui características patriarcais e nucleares. A desintegração do seio familiar é notada pelo grande número de famílias monoparentais, definida pela Constituição Federal brasileira como sendo uma comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes, resultado do elevadíssimo numero de divórcios e de mulheres solteiras que criam seus filhos sozinhos.


Outras formas de famílias já são notadas, como, as famílias comunitárias e aquelas formadas por homossexuais, ainda que esta última seja motivo de discussões acirradas. Toda esta mudança no conceito de família e sua composição, em nada têm contribuído para a edificação espiritual de seus membros.


A Bíblia sagrada nos informa que a família foi projetada na mente do Criador, quando Ele disse “não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que seja idônea”, desta forma, a formação da família não foi um fato social motivado pela necessidade de sobrevivência do ser humano e sim uma necessidade observada e implementada pelo criador.


Entendemos a partir do relato bíblico que os primeiros filhos de adão, Abel e Sete, tinham hábitos de adoração e agradecimento ao criador. O prelúdio das famílias nos reporta a um ambiente de adoração e comunhão com o Criador e este aprendizado fora adquirido pelos filhos, certamente pela observância das ações paterna.


A escritura sagrada nos relata ainda que, tão logo Noé deixou a arca após o dilúvio, sua primeira ação foi edificar um altar de adoração, este exemplo paterno foi de vital importância para a formação espiritual dos seus descentes, tendo em vista, serem os três filhos de Noé a gênese de toda a humanidade.


Enoque fora um homem que andou com Deus, tinha comunhão com o criador. Seu filho Matusalém viveu aproximadamente 300 anos ao seu lado, e Sem, o filho piedoso de Noé foi contemporâneo de Matusalém por aproximadamente 100 anos. A ligação familiar contribuía de forma positiva para a formação espiritual dos descentes das primeiras famílias.


Quando o Senhor Deus ordenou a Moisés que a Lei fosse preservada entre os filhos de Israel, a responsabilidade da educação religiosa foi posta sobre as famílias, conforme Deuteronômio capítulo seis. E o apóstolo Paulo quando escreveu ao jovem Timóteo, lembrou-lhe que sua fé fora resultado de um aprendizado familiar, proporcionado pela sua avó e sua mãe.


A responsabilidade da formação espiritual é reiterada pelo proverbista bíblico quando diz que, o menino deve ser ensinado no caminho em que deve andar. O Senhor Jesus quando ensinou seus discípulos a orar, Ele disse “Pai nosso que estás nos céus”. O Senhor Deus nos chama de filhos. Toda esta relação familiar apresentada na Bíblia é um lembrete da necessidade urgente das famílias retomarem a educação espiritual de seus filhos que, paulatinamente foi terceirizada às escolas, às secretárias do lar e à igreja.



Marcos A Guimarães é graduado e pós graduado em administração

e Bacharel em teologia










O PAPEL DA FAMÍLIA NA TRANSMISSÃO DA FÉ E NA FORMAÇÃO RELIGIOSA

Escrito por Geziel Silva Costa


Deus instituiu a família atribuindo a ela vida íntima conjugal, propagação do gênero humano, educação, subsistência e afeto. Deus tinha um plano peculiar ao instituí-la, e estabeleceu responsabilidades a cada um dos seus membros, e trataremos diretamente com ele, no dia da prestação de contas. Cada membro pode contribuir para o ideal divino fazendo sua parte com dedicação, amor, fidelidade e afinco.

Para que uma sociedade seja constituída, é necessário que haja a família. Esta foi estabelecida no Éden por Deus, para a continuação da raça humana. O sistema básico da sociedade é a família, eis a razão da importância da educação na família, para uma sociedade mais ajustada. A comunidade desde a menor até a metrópole, precisa de um lar para sua existência; por isso quando um lar fracassa e se desmorona, a comunidade torna-se um caos. Filhos sem lar vivem nas ruas, sem os pais para ensinarem e aprendem com outras pessoas, coisas ruins. O resultado são as drogas, o roubo, uma vida totalmente prejudicial à sociedade, e longe dos princípios estabelecidos por Deus na Bíblia.

A igreja é composta de famílias, que trabalha na formação religiosa alicerçando-a nas Sagradas Escrituras. Igreja sem família é impossível, mas existem famílias sem igreja. Contudo as enxurradas do mundanismo podem vencê-la. A igreja pode ajudar a família por meio de palestras sobre diversos assuntos como: Namoro, noivado e casamento, os cônjuges e suas responsabilidades, a responsabilidade dos pais, a criação dos filhos (alerta sobre drogas, vícios, jogos etc.), os meios de comunicação, o mercado de trabalho aos jovens, a vida íntima conjugal, e muitos outros assuntos vistos do ângulo bíblico. Deus está interessado pelo bem estar familiar, ele não quer vê-la sem as qualidades morais, pois estas são as virtudes de uma sociedade digna de um criador. Deus quer ver a prosperidade e a felicidade familiar, para isso ele deixou a Bíblia, nossa regar de fé e prática, que nos mostrará o caminho.

A família sofre hoje fortes ataques por parte de uma sociedade corrompida e depravada. O conceito de casamento, virou sinônimo de divórcio. Quanto maior for o número de casamento, maior será o número de divorciados. A mídia divulga o divórcio entre a terceira idade como algo comum, ótimo e necessário. Mas não mostra o outro lado da moeda, filhos desnorteados com a separação dos pais, com traumas psicológicos, mágoas e uma série de fatores decorrentes do divórcio. Outro ataque à família, é a pressão do homossexualismo que cresce e toma espaço na sociedade e na mente das pessoas como algo totalmente natural. A Bíblia o chama de antinatural, inflamação, pecado, depravação moral etc. Quantos casais deixaram o seu uso natural para se relacionarem com pessoas do mesmo sexo! Assim eles contribuem para o aumento de doenças sexualmente transmissível, suicídios entre os filhos adolescentes que ainda não conciliam uma separação antinatural! Cito exemplo da Espanha.

A educação nas escolas, tem apoiado a Teoria da Evolução, mesmo sendo uma afronta contra a Bíblia. Muitos formadores de opinião têm defendido o uso de drogas, aborto, armas, sexo livre entre os jovens, camisinhas para continuarem na prostituição. Isso é um incentivo à prostituição, à promiscuidade. O inimigo sabe que destruindo a família, temos uma sociedade reprovada, e uma igreja fracassada. Ele ataca a igreja, a Bíblia, a fé e a família. Sempre a mídia publica ataques contra a palavra de Deus. Por isso, devemos ensinar o menino no caminho que deve andar. Empunhar a palavra de Deus para dirigir nossos passos, pregar contra o pecado que afeta a sociedade, e com nosso exemplo de vida cristã, testemunhar que o caminho que tomamos é a saída para uma vida transformada, justa, feliz, digna e pia.




Geziel Silva Costa

Um comentário:

Anônimo disse...

quero apenas reinterà o que o amado irmao acabou de salientar nas suas simples palavras, e acresentar, dizendo;que, se nao fosse jesus nao resistiriamos ao caos, e a detubaçao moral e social que vivem as familias nos dias de hoje,.