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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Leitura Escolar e Histórias em Quadrinhos

O Artigo da Dra. Valéria Bari da Universidade Federal de Sergipe. Fiz um comentário do artigo, que trata da Leitura Escolar e Histórias em Quadrinhos, fruição intelectual, criatividade e formação de gestos de leitura. Compartilho com os amantes da leitura.

O ponto de partida para o Letramento é a leitura familiar, ou seja: A criança deve do berço receber orientações e instruções sobre a importância da leitura. A escola por sua vez dará continuidade a este processo, orientando o aluno sobre seu percurso. Todavia, no Brasil os livros ainda são muito caros, e as bibliotecas por cada habitantes, ainda são escassas. Tornar o hábito da leitura em algo costumeiro ainda é um desafio, todavia o texto reflete sobre a importância desde fator e mostra os indicativos para tornar a leitura algo de estimado e desejável na sociedade atual.

Em primeiro lugar é necessário conscientizar o lar, a comunidade e a escola, da importância que a leitura tem na formação do cidadão. Tornar disponível o material para que cada aluno ao ter acesso ao livro seja cativado pela história, tomando assim o gosto de ler, é algo necessário e indispensável.  O potencial das histórias em quadrinhos na formação do leitor influencia na formação e no potencial acadêmico do mesmo.  O gosto pela leitura é despertado quando criado situações de leitura no cotidiano do indivíduo.

Se a leitura não for desenvolvida no indivíduo, fica comprometida sua prática social em sua comunidade. Tanto do ponto de vista dos livros, como da comunidade, a leitura deve ser motivada, para que o cidadão saiba viver com práticas acertadas e tornar-se influente através de seus saberes na comunidade em que vive. A história em quadrinho amadurece a relação emocional entre leitor e leitura. O objetivo das histórias e da leitura é gerar leitores nas comunidades com abrangência em seu conhecimento com capacidade da crítica, argumentação e o discurso próprio que são advindos da leitura.

Os professores devem ter consciência sobre a importância em dispor das histórias em quadrinhos para seus alunos. Cada gestor deveria ter em mente a criação de bibliotecas com o incentivo da leitura de histórias em quadrinhos, bem como ter consciência na importância desta atitude.  A importância dos programas educacionais para atender a necessidade das escolas na criação de bibliotecas escolares deveria ser requerida com mais veemência e cobrança pelos educadores. Não são apenas os problemas econômicos que impedem o crescimento das bibliotecas escolares principalmente na esfera pública, mas a falta de articulação dos profissionais da educação.


Por isso é necessário atitudes que geram resultados para estas expectativas comprovadamente necessárias no lar, na comunidade como também na escola. A conscientização aos pais, para a aquisição de materiais infantis, deveria ser midiática, tornando assim um incentivo necessário da leitura nos lares. O governo através dos representantes da educação deveria condicionar os livros para que cada lar tivesse disponibilidade em adquirir os materiais.  A comunidade por sua vez deveria ser bombardeada por todos os meios de comunicação, tanto à aquisição, o incentivo como a cobrança na aquisição de livros. A disponibilização das histórias em quadrinhos ao leitor novato e a facilitação da circulação das histórias em quadrinhos na Escola, No Lar e na Comunidade formam leitores que irão gostar de todos os tipos de obras. Para isso são necessárias a leitura escolar e a Biblioteca Escolar.

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