Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Lições Bíblicas 2° trimestre 2008

As disciplinas da vida cristã (06/04/2008)

Introdução
Deus escolheu Israel, para ser um povo diferente. As leis, o comportamento, o Deus que eles servem é diferente dos deuses das demais nações. Os dez mandamentos, chamado de Lei Moral, mostra a disciplina do povo para com Deus e o seu próximo. As leis cerimonias, serviam para orientar o povo na disciplina para com o tabernáculo e seus utensílios. O povo era orientado nas leis civis, para tratarem-se com os direitos e deveres. Tudo tinha regras e disciplinas. Hoje somos o Novo Israel, e através destas lições, aprenderemos a importância de sermos disciplinados.

I. O QUE SÃO DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ?

definição:
Disciplina é o treinamento pela instrução e pelo controle(1Co 9.27). O conceito bíblico de disciplina tem um lado positivo (instrução, conhecimento e treinamento) e um aspecto negativo ( correção, castigo e reprovação). Aqueles que se recusam a se submeter à disciplina positiva de Deus, obedecendo às suas leis, experimentarão a disciplina divina em seu aspecto negativo por meio de sua ira e juízo. No âmbito humano, a disciplina pode significar uma medida corretiva que envolve castigo físico (Pv 22.15). Neste trimestre, estudaremos as disciplinas no seu aspecto positivo. Elas são disciplinas espirituais, para serem desenvolvidas na vida espiritual.

II. SÍMBOLOS DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

1. A disciplina do soldado
No quartel, os soldados são disciplinados para a guerra. Mas para isso, precisam conhecer suas armas, aprender a usá-las, vestir-se adequadamente e acima de tudo, conhecer as estratégias do seu inimigo. Paulo fala em disciplinas para os soldados de Cristo em (Ef 6.10-20).

a. Armadura. Deus quem nos concede e nos arma para a luta contra o inimigo. Nossa luta não é contra a carne e o sangue.

b. A couraça, protege dos dardos. A couraça da justiça, nos protege das acusações.
c.As botas dos soldados, protegiam seus pés, e sempre estavam avançando a largos passos. Quando calçamos os pés no evangelho da paz, estamos protegidos contra os modismos, heresias, intrigas, e qualquer coisa que possa freiar nossa macha.
d. Os soldados romanos se livravam das flechas, com o escudo. Nosso escudo é a fé. Rebatemos com ela, as dúvidas do inimigo, as setas malignas, laço do passarinheiro, peste perniciosa, espanto noturno etc.

e.O capacete livrava os soldados de morte fatal. A salvação, é nossa proteção contra a condenação. Não adianta tantos apetrechos, tantos conhecimentos, se não formos salvo. Se tomarmos o capacete da salvação, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

f. A espada. Para os soldados romanos se tornarem, rápidos no manejo da espada, exigiam deles muito treino, para pegar habilidades e reflexos. Para manejar bem a palavra da verdade, precisamos guardá-la no coração, meditar dia e noite, persistir em lê-la, amá-la, dar as interpretações corretas. Assim podemos apresentar-nos a Deus aprovado como obreiros que maneja bem a palavra. É muita disciplina, os soldados treinam muito, correm bastante, mas estão sempre em forma e bem disciplinados, pronto para a guerra.

2. A disciplina do atleta

a. Exercícios. Os exercícios aumentam a musculatura, prolongam a respiração, e a circulação sanguínea se torna mais eficiente etc. A Bíblia manda exercitar na piedade e na fé. Porque? a fé cresce, aumenta, à medida que praticamos. O amor cresce quando exercitado. Para crescer na graça e no conhecimento, é necessário exercícios, isto é; Por em prática na nossa vida diária.

b. A comida. A comida é essencial para o corpo. Os atletas comem as que trazem mais nutrição as que trazem energia para a resistência do corpo. São disciplinados ao comerem. Tem atletas cristãos que estão comendo muita porcaria na televisão, Internet, jornais e revistas. É uma podridão oferecida pelo deus deste século. Daniel recusou a comida oferecida a ídolos em Babilônia. Preferiu comer legumes e verduras que a lei não proibia. A palavra é alimento para a alma e pão do céu, mas muitos não comem, passam vinte trinta anos na igreja e nunca lerem a Bíblia toda.

c. Determinação. Não adianta o atleta ir para a competição desanimado. Todos entram para ganhar, mas apenas os mais bem disciplinas conquistam o prêmio. Precisamos ter certeza do que queremos. Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Ele tinha certeza do que queria, preferiu sofrer com Israel. A certeza da salvação, de vitória, do céu na vida de quem corre a carreira espiritual é essencial. Corramos a carreira que nos está proposta, e vamos combater o bom combate e guardar a fé.

d.Conquista. Nosso galardão está no céu, mas precisamos conquistá-lo. Enquanto Eliseu não conquistou o que queria, não deixou Elias. Não quis ficar em Gilgal, Betel, Jericó e Jordão como mandara Elias. Mas foi determinado em ver Elias subir, para conquistar a porção dobrada do Espírito. Jesus nos deu exemplo de vencedor. Temos muitas aflições, pelejas após pelejas, mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso senhor Jesus Cristo. O reino de Deus é tomado a força, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.

3. A disciplina do agricultor

O resultado da semeadura será proporcional ao que foi semeado. "Porque semearam ventos, e segarão tormentas" (Os 8.7). Uma grande colheita dependerá, antes de tudo, da quantidade de sementes plantadas. Mas o bom lavrador deverá, também, conhecer todas as técnicas capazes de produzir o maior resultado possível da semeadura, que jamais poderá ser feita aleatoriamente. A semente, no nosso caso, é a palavra de Deus, mas o modo de semeá-la podem ser diferentes, de acordo com as circunstâncias.
Se o lavrador possui uma grande área cultivável, onde pretende desenvolver determinada cultura, a semeadura terá de levar em conta o tamanho da área. O princípio da proporcionalidade está implícito na Bíblia, quando, por exemplo, Jesus identifica o crente como "sal da terra e luz do mundo". A parábola do semeador (Mt 13.1-9) também traz o mesmo ensino. Quatro tipos de terra receberam a semente. Na Bíblia, o número 4 é símbolo de totalidade. Portanto, toda a área sob a influência da igreja local deve ser cultivada, independentemente de alguns seguimentos serem ou não férteis. Não pode haver preconceitos na evangelização. O rico e o pobre, o intelectual e o analfabeto, o profissional liberal e o lavrador, todos, sem distinção, devem receber a Palavra de Deus.
A Bíblia fala de "pouca fé" (Mt 6.30), "tanta fé" (Mt 8.10), "fé como um grão de mostarda" (Mt 17.20), "homem cheio de fé" (At 6.5) e sobre a "medida da fé" (Rm 12.6). Isso significa que o trabalho de cada um será, também, mediante o tamanho de sua fé. Só fará grandes coisas para Deus, quem tiver fé abundante e assentada nas promessas do Altíssimo. O crescimento da Igreja só terá repercussões positivas de acordo com a eficácia da fé dos que o estão empreendendo.
Ferramentas. O lavrador usa as ferramentas adequadas para a lavoura, e as manuseia muito bem. As ferramentas dos cristãos e o manuseio delas, devem ser ensinados para a igreja. Jesus disse aos discípulos: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Eles eram pescadores de peixes, e se tornariam pescadores de almas. Cada peixe tem sua isca, tem uns que devem ser cevados, para serem apanhados.

III. A EFICÁCIA DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

1.As disciplinas da vida cristã são eficazes contra o pecado.

Um exemplo clássico na Bíblia, de cristão disciplinado é José. Tinha tudo para ser um jovem amargurado, triste e revoltado. Mas trabalhava com honestidade, mesmo sendo escravo. Como escravo não tinha direito a férias, salário, carga horária de serviço. Mesmo assim, trabalhava com dignidade e fidelidade. Quantos cristãos hoje, ganham férias, salários e uma série de outras mordomias e são empregados ruins, que passam horas no serviços reclamando de tudo? José como escravo ganhou a confiança do patrão e se tornou mordomo de Potifar. Quanto à sua resistência de pecar com a mulher do patrão, ele tinha uma disciplina ferrenha. Ele diz:" Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus"?(Gn 39.9 RA). Porque quem tem compromisso com Deus, também tem com o patrão, o serviço, a igreja, a escola, a família, os cargos e etc.

2.As disciplinas da vida cristã são eficazes no serviço.

Antes de partir para qualquer ação o cristão deve ter uma disciplina na comunhão com Deus. Qualquer cristão terá pouco sucesso na sua vida, se não for disciplinado na oração, leitura diária da Bíblia, consagração e comunhão com Deus e o próximo. Mas a disciplina do amor, quando o crente se aplica a amar a Deus e o seu reino de uma forma geral, ele faz como os heróis da fé (Hb 11). Suporta tudo por amor a Deus, se preciso deixa tudo e até morre por amor a Deus. Nestes dias que vivemos, não podemos deixar o amor esfriar, mas voltar ao primeiro amor, como está escrito na Bíblia, o mais importante é o amor. O que falta realmente hoje é disciplina. As vezes ficamos nos exaltando porque temos os dons espirituais. E até medimos a santidade de muitos cristãos, pelos dons que ele possui. Não esqueçamos, a árvore se conhece pelos frutos. E para se ter frutos, é preciso disciplinas do Espírito. A igreja de Corinto possuía os dons, mas não eram disciplinados, foi preciso Paulo dar umas reprimendas na igreja através das cartas.

Conclusão

Se nos entregarmos as disciplinas, não seremos apenas mais um evangélico, e sim imitadores de Cristo. Ele nos deu o maior exemplo, e até levava os discípulos para as vigílias, e através de seus sermãos, ajudava-os nas disciplinas da vida cristã. Através das disciplinas livremos-nos de todo estorvo, hábito ou qualquer tendência que possa impedir a carreira espiritual.
texto escrito por
Geziel Silva Costa