Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A soberania de Deus e o livre-arbítrio humano



A soberania de Deus, não pode ser entendida como uma arbitragem. Ele não age violentamente sem boas razões. Mas age por sua infinita inteligência e com consciência. Algumas pessoas pensam ser Deus um ser que age violentamente no mundo, sem respeitar as próprias leis e regras de ação estabelecidas por ele. Existem algumas decisões que Deus deixou para o homem tomar, ele não vai interferir nelas, por que respeita o livre arbítrio dado por ele mesmo aos humanos. Deus está inserido nas próprias leis estabelecidas por ele, não está acima das leis, alheio ao mundo querendo interferir violentamente no mundo.




A soberania de Deus, é realizada por sua infinita benevolência e inteligência. Deus não precisa tomar conselho de ninguém para agir. O seu pleno conhecimento, o dirige nas suas ações. E o que ele realiza, também não precisa dar satisfação a ninguém. Existem atos que Deus realiza, e o homem fica interrogando incessantemente o porque. Deus não precisa responder necessariamente ao homem cada ato que realiza, porque age de acordo com sua vontade soberana. Medite em (Jó 38.1-3)"Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás". Jó insistentemente, interrogava a Deus sobre sua decisão permissiva, de deixar acontecer com ele, o sofrimento e a perca de tudo. Mas Deus não respondeu da maneira como Jó queria, mas fez um interrogatório, levando Jó a refletir e descobrir a sua soberana vontade.




Deus não conhece outra lei, ele mesmo é a lei, e age de acordo com sua sabedoria e entendimento. Além de não tomar conselho de ninguém, também não pede licença a ninguém para realizar sua vontade soberana. E contudo, não se torna um árbitro autoritário como entendem alguns como este texto de (Ef 1.11)"... conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade". Ele de modo algum põem de lado a moral das pessoas envolvidas em sua soberania, de modo que cada um pode obedecer ou por de lado seus decretos. As consequências porém, são de cada atitude errada. A vontade de Deus é cada alma se salve, mas nem todos estão dispostos a crer e obedecer, Deus respeita esta decisão dos humanos, poderia muito bem obrigá-los a crerem nele, mas esta é a lei do livre arbítrio estabelecida por ele mesmo em cada ser humano, contudo, Deus por ter sua vontade soberana, obedece suas próprias leis, porque ele é as leis.




Tudo que Deus realiza ele toma para si mesmo o direito das decisões, a sua soberana vontade é explícita na Bíblia para que todos possam entender. "Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou". (Sl 115.3). "Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos"(Sl 135.6). Com relação ao universo, Deus mostra ser ele, o único soberano absoluto, o único proprietário. Davi entendeu o vontade de Deus em ser adorado como único proprietário do universo, e então ele o faz."Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam" (Sl 24.1). "Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude" ( Sl 150.10-12).




Deus trás para si a autoria e autoridade do estabelecimento das leis que regem o universo. "
O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho". (Pv 3.19-20)."A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme. Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos" (Sl 119.90-91).
Deus prova suas criaturas por ter direitos sobre elas através da criação e soberania, por isso ele prova através das tentações, leia (Dt 13.1-3; 1Rs 22.20-22; Jó 2.3,7; Mt 4.1;). Deus ainda reivindica para si o direito de tirar vidas das suas criaturas pecaminosas de acordo com seus propósitos e sua vontade. (Gn22.2; Dt 20.16-18;). "Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos" (1Sm 15.3).




A soberania de Deus não é revoltante como alguns imaginam, não é tirânica como outros sugerem, mas amável, desejável, boa, gentil, perfeita, segura e necessária. A soberania não causa o medo, ou a distância, ele não é excludente, e as pessoas que assim pensam, é porque não conhecem a Deus nos seus atributos naturais, morais e divinos. Ou porque alguém ensinou errado sobre a pessoas de Deus, contrariando as escrituras. Quando aceitarmos plenamente a soberania de Deus, e entendermos os seus devidos propósitos, teremos um relacionamento amigável, amavél e confiante em Deus. A compreensão da soberania de Deus, trás um relacionamento estreito com ele, de paz e fidelidade.


Geziel Silva Costa




Nenhum comentário: