Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

terça-feira, 3 de março de 2009

UMA HERANÇA CONQUISTADA PELA FÉ




Quando Josué fazia as partilhas da terra a Israel, Calebe chegou com ousadia inquiriu a parte dele prometida por Deus. Vemos Josué repartindo geograficamente a terra, e pergunto: Qual a vantagem da igreja hoje conhecer esses limites geográficos feito por Josué e documentado pela Bíblia? Respondo:


O tema central do Livro, é a fidelidade de Deus, em cumprir o que havia prometido à Israel. Deus faz promessas sobre a terra. “Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o SENHOR teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios; Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o SENHOR teu Deus te tirou; assim fará o SENHOR teu Deus com todos os povos, diante dos quais tu temes. E mais, o SENHOR teu Deus entre eles mandará vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti. Não te espantes diante deles; porque o SENHOR teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível. E o SENHOR teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti. E o SENHOR teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas. Também os seus reis te entregará na mão, para que apagues os seus nomes de debaixo dos céus; nenhum homem resistirá diante de ti, até que os destruas”. (Dt 7.18-24).

“Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei. Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas. E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei. Enviarei o meu terror adiante de ti, destruindo a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas. Também enviarei vespões adiante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus, e os heteus de diante de ti. Não os lançarei fora de diante de ti num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti. Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança. E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti. Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses. Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti”. (Ex 23.20-33).

“E da tribo de Dã, Elteque e os seus arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes; mapa Aijalom e os seus arrabaldes, Gate-Rimom e os seus arrabaldes; quatro cidades. E da meia tribo de Manassés, Taanaque e os seus arrabaldes, e Gate-Rimom e os seus arrabaldes; duas cidades. As cidades para as famílias dos demais filhos de Coate, foram dez e os seus arrabaldes.
E aos filhos de Gérson, das famílias dos levitas, deram da meia tribo de Manassés, Golã, cidade de refúgio do homicida, em Basã, e os seus arrabaldes, e Beesterá e os seus arrabaldes; duas cidades. E da tribo de Issacar, Quisiom e os seus arrabaldes, Daberate e os seus arrabaldes, Jarmute e os seus arrabaldes, En-Ganim e os seus arrabaldes; quatro cidades. mapa E da tribo de Aser, Misal e os seus arrabaldes, Abdom e os seus arrabaldes, Helcate e os seus arrabaldes, e Reobe e os seus arrabaldes; E da tribo de Naftali, Quedes, cidade de refúgio do homicida, na Galiléia, e os seus arrabaldes, e Hamote-Dor e os seus arrabaldes, e Cartã e os seus arrabaldes; três cidades. Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, foram treze cidades e os seus arrabaldes. E às famílias dos filhos de Merari, aos demais levitas, foram dadas, da tribo de Zebulom, Jocneão e os seus arrabaldes, Cartã e os seus arrabaldes, Dimna e os seus arrabaldes, Naalal e os seus arrabaldes; quatro cidades. E da tribo de Rúben, Bezer e os seus arrabaldes, e Jaza e os seus arrabaldes, Quedemote e os seus arrabaldes, e Mefaate e os seus arrabaldes; quatro cidades. E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida, em Gileade, e os seus arrabaldes, e Maanaim e os seus arrabaldes, Hesbom e os seus arrabaldes, Jazer e os seus arrabaldes; ao todo, quatro cidades. Todas estas cidades foram dos filhos de Merari, segundo as suas famílias, que ainda restavam das famílias, dos levitas; e foi a sua sorte doze cidades. Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e os seus arrabaldes. Estavam estas cidades, cada uma com os seus arrabaldes em redor delas; assim estavam todas estas cidades. Desta maneira deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela. E o SENHOR lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pode resisti-los; todos os seus inimigos o SENHOR entregou-lhes nas mãos. Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu”( Js 21.23-45 ).

Quando lemos estas passagens citadas nos livros acima, e vemo-las cumpridas em Josué, a nossa fé cresce nos regozijamos num Deus que é fiel, que promete e cumpre, que vela pela sua palavra. Conforme ele prometeu a Israel, ele cumpriu cabalmente sua palavra. Assim Josué completa a obra iniciada por Moisés, distribuindo o país de Canaã, a oeste do Jordão, entre as outras tribos de Israel.



Calebe que foi um dos doze espias, somente ele e Josué possuíram a terra, e viram as promessas de Deus cumpridas. "Não entrará na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num" (Nm 14.30).

Os outros de Israel de vinte anos para cima morreram todos no deserto. Calebe fez parte do grupo selecionado por Moisés para ajudar a dividir as terras. Ele tinha oitenta e cinco anos quando Canaã, finalmente foi conquistada. Recebeu como herança divina, Hebrom.
Ele é um exemplo para os calebes de hoje que marcham ruma a Canaã celestial. Que só entrará na terra se vencerem os gigantes que encontram pela frente. A fidelidade a confiança e coragem a Deus, não garantem vitórias.

Josué supervisionou a divisão das terras entre as doze tribos. Depois levou o povo a renovar seu acordo com Deus. Josué nasceu no Egito, escolhido como representante da tribo de Efraim. Foi escolhido como sucessor de Moisés."E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do
SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel". (Js 1.1-2).

Quando Josué morreu na idade de cento e dez anos (110), com mesma idade de José, foi enterrado na terra que recebeu como herança, Timnate-Sera. "E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás "(Js 24.30).

Abraços
Geziel

4 comentários:

Blog do Jordanny Silva disse...

Irmão Geziel,

Sempre tenho acessado o seu blog. Parabéns pelos textos disponibilizados! Dessa forma, resolvi indicá-lo para o selo "Que blog maneiro", o qual recebi do amigo Teóphilo Noturno. Caso aceite, é só seguir as regras disponibilizadas pelo link: http://jordannyblog.blogspot.com/2009/03/blog-selado-olha-que-blog-maneiro.html

A paz do Senhor!

Jordanny Silva
Brasília - DF

Anônimo disse...

A paz irmão Jordanny,

Obrigado pela honra da visita em meu blog, que Deus o abençoe.

Estarei entrando no endereço que vc me forneceu, e analisando a proposta, obrigado.

Na paz
Geziel

Jacó disse...

Olá gostei muito do comentário da lição, se você puder passe no meu blog também tenho comentário da mesma. Paz do Senhor a todos!

Unknown disse...

A paz irmão Jacó!
Obrigado pela visita, volte sempre.
Visitarei seu blog.

Deus te abenções
Na paz
Geziel