Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

terça-feira, 31 de março de 2009

Lições do 2° trimestre ( I Coríntios ) Os problemas da Igreja e suas soluções


Neste trimestre, estaremos estudando a primeira carta de Paulo à igreja em Corinto. Tanto a primeira carta, como a segunda, encontra-se entre as mais importantes do Apóstolo. Encontramos nelas temas importantíssimos do Cristianismo.

Paulo toma da liberdade que tinha com a igreja, pois ele foi o fundador de Corinto, durante a sua segunda viagem missionária. (At. 18.1-17). Esteve durante um ano e seis meses, recebeu a ajuda de seus cooperadores, Áquila e Priscila. A maioria dos crentes era gentios sendo os judeus a menor parte.

Corinto uma igreja avivada, tinha inúmeros problemas, dos quais destacamos o partidarismo. Precisavam crescer na maturidade cristã. Depois que Paulo segue viagem, a igreja dividiu-se por diversos problemas, por isso Paulo envia as cartas com o objetivo de solucioná-los. Ele exorta a igreja a viver em unidade de Cristo, pois sem essa união nenhuma congregação pode firma-se como povo de Deus.

Corinto, uma cidade grega e muito importante, localizada no estreito de istmo entre o Peloponeso e o continente. Mesmo na época que Roma exercia domínio sobre ela, continuava como centre cultural da Grécia. Na época de Paulo, a cidade funcionava como capital de Roma na Acaia. O porto de Corinto, em entreposto obrigatório entre o império Romano e o Oriente.

Defino o tema da primeira epístola de Paulo aos Corinto como: As soluções para o problema da igreja. Escrita mais ou menos por volta de 55 d.C, os propósitos da epístola são definidos assim: “Aconselhar e doutrinar sobre variados assuntos que os Coríntios lhe encaminharam por escrito. Isso incluía assuntos doutrinários e de conduta e pureza, tanto individual, como da congregação”.
Geziel Silva Costa

5 comentários:

Blog do Jordanny Silva disse...

Muito bom... Este trimestre vai ser muito valioso em aprendizado para todos que participam da EBD... Abraços, meu amado!

Jordanny Silva

Unknown disse...

Olá irmão Jordanny!

Com certesa, este trimestre será de amadurecimento e crescimento espiritual para os alunos da EBD.

Grde Abraço
Geziel

Luccas Florencio disse...

PARABENS PELO BLOG DEUS ABENÇOES !

Anônimo disse...

Não sei muito sobre os detalhes da igreja do Senhor em corinto, mas as passagens registradas nas cartas do apósto a mesma são muito usados pelo Espirito Santo na igreja nos dias atuais, e os problemas de lá, e a forma de como Deus os resolveu, são muito parecidos com o que vemos hoje na Igreja do Senhor. Por isso, louvo a Deus querido, por direcioná-lo a este tema.

Unknown disse...

Meu querido irmão,

na verdade passamos por problemas parecidos, e a lição aparece em hora oportuna.Vamos aprender com Paulo sobre este problema.

Abraços