Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA

INTRODUÇÃO

Falsos mestres vêm a Deus por causa do amor à prosperidade, do sucesso e da saúde. A mais de cem anos atrás, num sermão pregado no tabernáculo metropolitano, em Londres, Charles Spurgeon declarou: "Você pensa que amamos a Deus por aquilo que dele recebemos e por nada, além disso? É essa sua visão de amor de um crente por Deus?" É assim que falam os ímpios, e esse foi o pensamento de Satanás no caso de Jó, ele disse: "Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura não o cercaste tu de bens a ele e a sua casa e tudo quanto tem”?(Jó 1.9-10).

Profecia é uma doutrina bíblica, é um ensino normativo, terminante, final, extraído das Sagradas Escrituras e concernente à fé em Deus e à prática da vida cristã. A profecia deve ser desdobrada em pormenores e embasada com a apropriada referência bíblica. Ela é inclusa na chamada “a sã doutrina” (Tt 2.1).

As falsas profecias ocorrem quando se formula doutrina antibíblica, e não sabem os objetivos delas para a igreja hoje. As falsas profecias se pervertem com falsa base em textos bíblicos mutilados e quase sempre isolados do seu contexto. Isso é distorção, aberração, adulteração, desvio, inovação e trucagem das verdades doutrinárias bíblicas. O surgimento cada vez maior de falsos mestres, e falsos profetas é um sinal dos tempos.

I. O QUE É O PROFETA

Profetas são homens usados por Deus, e que falam em nome dele. No A.T Transmitiam a mensagem de advertência, ensino, admoestação e consolação. Hoje alguns entendem que profetas são aqueles que revelam o futuro, ou revelam o que está oculto. Muitos bandoleiros enrolam o povo profetizando apenas BENÇÃO, e os analfabetos bíblicos acreditam, porque não estudam a Bíblia. "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos" (Mt 24.11).

A maioria na igreja mede a espiritualidade dos profetas pelas profecias cumpridas, e não pela autenticidade e os frutos em sua vida. Eles iludem e ludibriam, são mentirosos, não oram, não lêem a Bíblia, tem uma vida familiar duvidosa, mas para muitos, se a profecia cumpriu não interessa é homem de Deus. Mas na realidade a profecia que se cumpriu é do óbvio. A brecha que muitos encontram é essa. (Mateus 24:24) “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.

II. O FALSO PROFETA HANANIAS ENTRA EM CENA

O problema crucial é se o profeta é verdadeiro ou falso. Hananias ouviu Jeremias profetizar o exílio da nação, em protesto, afirmou que Deus lhe dissera o contrário. A resposta de Jeremias é irônica: “Assim faça o Senhor”, dando a entender aos ouvintes que ele queria o bem da nação, todavia, a vontade de Deus era soberana. Ele sabia que somente a confissão dos erros evitaria a catástrofe, e a credibilidade da sua mensagem para a de Hananias, somente o cumprimento dela as diferia.

Hananias quebrou o jugo, e disse: "Dentro de dois anos, Deus quebrará o poder de Nabucodonosor". A profecia de Hananias era falsa, mas veja quatro profecias de Jeremias sendo cumpridas a partir deste episódio, completando aqui neste capítulo sua 54º profecia.

1-Jugos de madeira quebraste, mas em vez deles farás jugos de ferro, pois jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas as nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia (28.13,14).

2-Servilos-ão (28.14).

3-Até os animais do campo lhes dei.

4-Eu te lançarei Hananias de sobre a face da terra. Este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o Senhor (28.15,16). Com a morte de Hananias as profecias de Jeremias mostraram –se verdadeiras e as de Hananias falsas.

Grande parte dos falsos ensinos estão relacionados às operações, ministérios e manifestações do Espírito Santo. Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo falou sobre os desviados da doutrina (2Tm 2.18; 4.4). Vejamos as facetas da falsificação da doutrina.

a) Falsos ensinos - São doutrinas bíblicas, adulteradas, falsificadas.
b) Falsas doutrinas – São pseudo-doutrinas, forjadas. Nunca foram doutrinas bíblicas. Isso está surgindo até dentro da Assembléia de Deus.
c) Falsas religiões – São religiões antibíblicas que vem dos primórdios da humanidade. Às vezes mudam de nome, mas o conteúdo é o mesmo.
d) Falsas seitas – É um falso movimento religioso derivado de uma ou mais religiões, verdadeiras ou falsas.
e) Falsos princípios, idéias e crenças filosóficas – uma ramificação de falsas idéias no campo religioso-filosófico.


Embora devamos desejar os dons espirituais, nosso propósito deve ser glorificar, servir a Deus e levar a bênção a outros através de seu amor. Que nossa paixão seja pelo doador dos dons e não pelos dons. David Wilkerson pergunta reflexivamente:
"Quantos de nós o serviríamos se ele não oferecesse nada, além de si mesmo? Nenhuma cura, nenhum sucesso, nenhuma prosperidade, nenhuma bênção material, nenhum milagre, nem sinais nem maravilhas?

O que aconteceria se uma vez mais tivéssemos que aceitar com alegria a pilhagem de nossos bens?

O que aconteceria se em vez de uma vida indolor, sofressemos zombaria cruel, apedrejamento, derramamento de sangue e sermos serrados ao meio?

O que aconteceria se em lugar de nossos belos carros e casas tivessemos que andar pelos desertos vestidos de peles de ovelhas, escondendo-nos em covas e cavernas?

O que aconteceria se envies da prosperidade estivéssemos empobrecidos, aflitos e atormentados? “Se a única coisa boa oferecida a nós fosse Cristo”?


III. CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS

Os falsos profetas podem realizar milagres, acertar em suas profecias, parecerem pessoas piedosas, todavia sua vida na intimidade é marcada por cobiça carnal, imoralidade, adultério, ganância e satisfação dos seus desejos egoístas. A estratégia do diabo é colocar esses falsos profetas em posição de destaque e influência para minarem a autenticidade da obra de Deus. Caso descoberto, grandes escândalos sofrem a obra de Deus, e para isso o inimigo cogita. “AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1Jo 4.1).

Jesus nos adverte catorze vezes sobre falsos profetas e falsos mestres. Na Bíblia o cristão é ensinado a provar os profetas e julgar as profecias. O medo, a ignorância e o zelo exacerbado fazem com que nos calemos diante das falsas profecias. “E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina perdição” (2Pe 2.1).

Veja alguns passos para por à prova falsos profetas e falsos mestres.

1 - Tem uma Vida de oração, sinceridade pura a Deus, manifesta o fruto do Espírito? (Gl 5.22 Lc 3.18-20).

2- Rejeita as somas de dinheiro que lhe são oferecidas em trocas dos milagres e curas?

3- Tem carta de recomendação e o aval de seu pastor, pegue o telefone ligue e se informe.

4-Procure saber da família do indivíduo (a), se informe não vai dando crédito sem antes uma análise.

5- Sua profecia tem base Bíblica? “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (1Co 14.3).

6-Os falsos profetas prometem riquezas, e saem enriquecidos. “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muito” (Mt 24.11).


CONCLUSÃO

Se você não quiser ser enganado, peça discernimento espiritual “E a outro a operação de maravilhas: e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos”; (1Co 12.10). Ame a escola dominical, participe ativamente dos cultos de ensinos da palavra de Deus, leia a Bíblia, não somente quando estiver no culto ou quando for pregar se não vai sair aquela mensagem minorada sem contexto e conteúdo bíblico. “E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina perdição” (2Pe 2.1).

Os falsos profetas gostam de fazer da igreja negócio. Negociam a fé, o dízimo, a lei da semeadura... Dizimamos e ofertamos não para colhermos em quíntuplo. Se fosse assim, a igreja seria o maior banco mundial. Era só ofertar e dizimar e semear, e esperar o resultado para se tornar um milionário. “E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (2Pe 2.3).

Bibliografia
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia de estudo Dake
Bíblia de estudo Almeida
O Novo Comentário da Bíblia

Ev. Geziel Silva Costa

Nenhum comentário: