Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

imagem copiada do blog http://olharcristao.blogspot.com/

Entrevistamos o pr João Cruzué, Natural de Ponte Nova/MG, autor do blog olhar cristão bacharelado em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Economia São Luís. Publica a palavra do Senhor em Blogs. Em português e inglês para o mundo. Por exemplo, o Evangelho de São João publicado em vietnamita divulgando pelo "Friendster" - o Orkut dos asiáticos - para estudantes que moram em Ha noi e frequentam ciberscafés lá no Vietnã. Comunica com irmãos da Indonésia, China, Nepal, Filipinas, Mongólia, Paquistão, Hong Kong, Coréia e Arábia Saudita - e tem blogs em inglês divulgados por lá. leia a entrevista.


1-Alerta final
Pr joão Cruzué como foi seu encontro com Jesus?

Eu saí da casa de meus pais aos 18 anos, para trabalhar e cursar a universidade em São Paulo, como era costume dos jovens da minha idade fazerem nos anos 70. Meus Tios Paulo e Glória eram crentes da Igreja Deus é Amor e convidaram-me para ir a um culto. Fiquei curioso quando Tia Glória me disse que os crentes falavam em línguas estranhas. Aceitei Jesus no culto em 1974, batizei-me um ano depois, uns três meses depois recebi o batismo com o Espírito Santo. Em 1977 passei a congregar na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, onde estou até hoje.


2-Alerta final
Qual a importância da Internet para o cristão, a igreja e o evangelho?

Toda ferramenta tecnológica nova, tem potencial para a divulgação da mensagem do Evangelho. Foi assim com a imprensa de Gutemberg nos tempos de Lutero, as caravelas portuguesas para levar o evangelho ao Japão, o telefone, o rádio e a televisão durante o século XX , e recentemente a WEB. Edito blogs sistematicamente desde 2004. Quando publico uma mensagem ali, em menos de um minuto ela fica disponível, gratuitamente, em todo o mundo. Por causa de meus blogs em inglês e espanhol, já recebi visitas de leitores de 115 países, contando apenas de 2008 para cá. Tenho por costume orar pelas mensagens ( www.olhar-cristao1.blogspot.com) que escrevo e publico. Oro para que o Senhor as direcione para a tela do monitor de quem esteja aflito e precisando. O folheto que antes eu entregava no meio da rua, hoje ele mudou de forma: eu não posso entrar em prédios residenciais, mas pela Internet isso é possível. Os bancos usam a WEB, as grandes indústrias também, as eleições dos Estados Unidos são decididas com blogs desde o ano 2000 quando George Bush ganhou de All Gore. Devemos aproveitar dela aquilo que é útil e serve para a edificação e não colocar as coisas más que tem ali diante de nossos olhos. Para ver aferir o potencial da Internet à serviço de uma Igreja, convido seus leitores a fazer uma visita em www.fgtv.com - o site da Igreja do Pastor Cho da Coréia.


3-Alerta final
A pós modernidade contribui positivamente ou negativamente com a igreja?

Devemos ter nossos ouvidos treinados para ouvir a voz do Espírito Santo em qualquer época. Assim tem sido desde a antiguidade, idade média e contemporânea.


4-Alerta final
Como os evangélicos podem contribuir socialmente ou politicamente com o país?

Admiro muito a ousadia e atitudes do Pastor Martin Luther King, Jr. Ele agia politicamente - sem ter cadeira de representação política. Sempre que posso ando traduzindo alguma coisa dele. Por erro de discipulado, duas gerações de brasileiros cresceram acreditando que política é coisa do diabo. Em outros países não é assim. Por exemplo, a Igreja Assembléia de Deus de Angola tem a honra de participar ativamente de ações políticas daquele país porque depois da independência de Angola, parece-me, nos anos 60 do jugo de Portugal, o primeiro presidente, Dr. Agostinho dos Santos era crente e seu pai um pastor evangélico. Deixando isso de lado, os evangélicos são 25% da população brasileira, isto significa que o peso de nosso voto decide qualquer eleição no Brasil. Se não ocuparmos nossa responsabilidade política, assim como todos os outros segmentos sociais o fazem, como influiremos para resolver as terríveis desigualdades que ainda temos na nação? Por fim, se não aprendermos a exercer nossa cidadania votando e sendo eleitos, seremos cobrados no dia de amanhã quanto à proibição de Bíblias nas bibliotecas escolares, casamentos gays, aborto, propaganda de bebidas alcoólicas. Não podemos ser como a tartaruga que ao primeiro sinal de perigo esconde a cabeça e as patas debaixo do casco. Deus não nos colocou por caudas, e nada melhor que o Livro de Ester para reflexionar sobre o que são ações políticas.


5-Alerta final
Alguns cristãos dizem que o crescimento do homossexualismo no mundo, inclusive no Brasil, é a plataforma do Anticristo que está sendo montada no mundo. O sr concorda ou não?


O espírito do anticristo vem sendo denunciado desde as Cartas de João. Tudo o que se rebela propositalmente, se opondo contra o sagrado e o povo de Deus, vem da mesma fonte maligna. O homossexualismo não é coisa nova. Na Grécia Antiga, no tempo dos filósofos o homossexualismo era o padrão social. O que está ocorrendo hoje é a falta de combate ao pecado pelas lideranças cristãs do Ocidente. Existe uma apatia, uma omissão por parte de pastores e líderes cristãos, e neste vácuo tem crescido e se organizado o movimento gay. Este movimento gay organizado e financiado com dinheiro público, está dando uma "canseira" na Igreja. Estão apregoando uma mentira dizendo que os crentes são homofóbicos e a Bíblia Sagrada também. Se não nos organizarmos politicamente, como eles se organizam, corremos o risco de ver pastores fiéis indo para a cadeia pelo simples fato de ler textos no Livro de Romanos ou por ensinar que a opção homossexual é pecado. Quando Jesus disse, que sobre esta "rocha" edificaria sua Igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela, eu confio nisso.


6-Alerta final
Seu blog é de grande projeção e de diversos assuntos, o sr recebe elogios e críticas. Qual a forma de conciliação entre ambas?

Na verdade, não creio que o Blog Olhar Cristão tenha tanta projeção assim, conheço trabalhos bem melhores.-Tenho recebido muitas críticas do movimento homossexual. Do meio evangélico gostaria de receber mais críticas. Contudo por padrão nós blogueiros evangélicos procuramos elogiar e incentivar. Aprendi que as críticas cristãs são oportunidades que recebo para melhorar meu trabalho. O padrão que aprendi quando editava pasquim evangélico na Folha de São Paulo, da Rua Barão de Limeira era superar hoje, aquilo que conquistei ontem. Um desafio santo. Meu objetivo com o blog é a publicação de mensagens cristãs. Para conseguir leitores para estas mensagens eu procuro dar ao Blog Olhar Cristão a forma de uma revista, isto é, abordo vários assuntos. Eu costumo brincar dizendo que uso os blogs para exercitar minha criação de textos, para vender mais livros no mundo que o Paulo Coelho. Me divirto hoje dizendo isto, pois seria quase que uma impossibilidade, mas tenho orado ao Senhor para que abra-me uma porta para que possa começar.


7-Alerta final
Qual mensagem o sr gostaria de deixar para os blogueiros?

Um blogueiro está maduro e afiado para o trabalho depois de uns dois anos blogando na WEB. Para nós cristãos não basta copiar ou criar, é preciso ouvir a voz de Deus e consagrar o que se escreve. Escrevemos para a glória de Deus. A Internet é um espaço virtual público. Estamos ali para construir, edificar, incentivar. Precisamos encantar os leitores não cristãos com mensagens e textos temperados com o bom cheiro de Cristo. Críticas e lavagem de roupa suja, não devem ser feitas publicamente. A comunicação por email é mais prudente. Admiro muito o povo americano quanto à forma organizada de trabalhar. Eles sentam, pensam, planejam, traçam metas, orçamentos e agem. Nossos blogs, seus assuntos, seus objetivos, seus alvos, também devem ser feitos da mesma formal. Deus trabalha assim. Podemos ir muito mais longe se além de um planejamento, procurarmos ouvir a voz de Deus. Escrevam para a glória de Deus, aprendam inglês para se comunicarem com o mundo, com equilíbrio. E por equilíbrio quero dizer produzir frutos na WEB e não se esquecer de orar e ir até a casa do vizinho falar que Jesus o ama. Deixo também o endereço de uma pequena contribuição sobre dicas de como blogar que venho publicando há uns dois anos:


http://www.comoblogar.com.br/ . Quem sabe tem alguma coisa lá que possa contribuir para aumentar os conhecimentos de meus irmãos? Obrigado pela oportunidade.

Orem por mim. Efésios 6:10.--


Joao Cruzué

2 comentários:

Paulo Cézar de Lima disse...

que legal a entrevista com o nosso amado irmão João Cruzué, sou um leitor assiduo do seu blog, tenho também recebido dele muito apoio na execução do meu blog... fico feliz por esse servo de Deus, que tem se levantado na internet para propagar o evangelho.

que Deus continue o abençoando...

Paulo Cézar
AD Itararé SP

Geziel Silva Costa disse...

Paulo César

Deus tem levantado homens assim, justamente para isso, para fazer a difença. João Cruzué tem influenciado muitos, com a verdade do evangelho.

Abraços