Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa! Qual o verdadeiro significado ?



O nome páscoa deriva da palavra hebraica pessach ("passagem"), relembrando a passagem de Israel atravessando o mar vermelho, saindo do Egito para Canaã. “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão: e o comereis apressadamente: esta {é} a páscoa do Senhor” (Ex 12.11). Era a libertação da escravidão, lembra também a passagem de Cristo da morte para a vida, a ressurreição.

O ovo de páscoa, hoje industrializado e feito de chocolate, antes ovos de galinha cozido com cenoura, beterraba para se tornar colorido. O ovo tem muitos mitos, cito um , o dos Persas, acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante, e por isso era sagrado.

O coelho, no Egito é símbolo de fertilidade, devido a sua reprodução ser com muita facilidade. Esta tradição veio com os imigrantes da Alemanha em meados de 1700. Alguns mitos existem sobre o coelho. Um deles é que as mães diziam a seus filhos que os ovos eram os coelhos que traziam. Uma mãe escondeu no ninho alguns ovos de páscoa, as crianças descobriram, neste exato momento passou um coelho, assim se popularizou a idéia do coelho.

A páscoa é comemorada em diversos países. Alguns costumes, por ocasião da páscoa, têm sido lembrados ao longo dos anos, e vários festejos têm atravessado gerações, para lembrar a morte de Jesus. Com Jesus lavando os pés dos discípulos em João 13, na quinta feira santa, alguns realizam a cerimônia do lava pés. “E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem” (Jo 11.55). Os católicos romanos e seus assistentes levam uma grande cruz pelas ruas infestadas de flores, ramos e folhas. Assim entram na casa dos prosélitos e encontram uma mesa cheia de bolos.

Nos cumprimentos, desejam boas festas, uma santa páscoa, ótimas colheitas e cobram esmolas para a paróquia. Assim em vários lugares romarias e festejos homenageiam os padroeiros. Em vários lugares lembram a morte de Jesus com representações teatrais. Não sei qual o sentimento de tudo isso, mas uma coisa está patente, estão longe de comemorar a verdadeira páscoa.

O sentimento de culpa que a páscoa quer mostrar a todas as pessoas é o peso de nossos pecados que Cristo suportou na cruz. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). Esta cruz é símbolo de vitória e não derrota, pois Cristo recebe a ira e o desprezo de Deus pelos nossos pecados. Ele crava na cruz as nossas dívidas. “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio {de nós}, cravando-a na cruz” (Cl 2.14).

1 Pedro 1:18,19 "Sabendo que não foi com {coisas} corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado".

Nenhum comentário: