Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

quarta-feira, 5 de março de 2008

O Reino de Deus


O reino de Deus (ou dos céus), não é somente a dispensação do milênio no futuro, após a grande tribulação. o reino de Deus é toda a soberania e poder de Deus, contra a destruição do sistema mundano e do Diabo.


O reino de Deus começa em nossos corações. "Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" ( Jo 14.23). Quando a trindade mora em nossos corações, obviamente passa a reinar em nossas vidas. É em função disso que o apóstolo Paulo escreve aos gálatas dizendo: "E vivo não mas eu, mas Cristo vive em mim..." (Gl 2.20). Cristo habita em nós e se torna o manacial de toda a nossa vida e o centro de todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Então as obras da carne não mais reinam em nossos corações. O fruto do Espírito agora tem prioridade em nossa vida. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Co 3.16). O Espírito começa a nos guiar, os frutos vão sendo produzidos. A novidade de vida do cristão é a influência do Espírito de Deus em sua vida. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus"(Rm 8.14). Isto é o reino de Deus em nossa vida.


O reino de Deus destrói o reino de Satanás


Jesus disse a seus discípulos:"Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam a chegada do reino de Deus com poder" (Mc 9.1). Os discípulos iriam presenciar o reino de Deus com poder. Não era o poder matereial nem o da força física. "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas" (Co 10.4). Após Jesus multiplicar os pães e os peixes, a multidão queria fazê-lo rei, achando que o seu reino era político. "Vendo, pois aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: "Este é verdadeiramente o profeta que deveria vir ao mundo, sabendo, pois Jesus que haviam de vir arrebatá-lo para fazerem rei, tornou a retirar-se ele só, para o monte"(Jo 18.36). Mas o reino de que Jesus veio dominar é no mundo espiritual. Tirar as pessoas do reino das trevas, "para abrires os olhos e das trevas os converterem à luz e do poder de satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim" (At 26.18). Os discípulos presenciaram a chegada do reino de Deus quando viram Jesus expulsar demônios e salvar almas como ele havia dito."Mas se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é consequentemente chegado a vós o reino de Deus"(Mt 12.28). Eles viram Jesus livrar a humanidade das forças demoníacas, também receberam poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios (Mc 1.34,39 35-15). O poder de Deus vai recuando o domínio de satanás, e o reino de Deus vai se implantando.


O Reino de Deus prospera


Jesus ensinando o conhecido "sermão do monte", disse: "Não ajunteis tesouro na terra, onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntais tesouros no céu, onde nem a traça e nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam" (Mt 6.19-20). Claro que ele não está querendo dizer que devemos abrir mão dos nossos afazeres no dia-a-dia. Também não está dizendo que devemos nos preocupar com nossas necessidades financeiras. Mas que a nossa prioridade não seja a busca desenfreada pelas coisas materias. "mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, que submergem os homens na perdição e ruína"(1Tm 6.9). Ele condena os ricos? Não, mas através de Paulo ele "manda os ricos deste mundo que não sejam altivos nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos" (Mt 6.25-26). "E quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Não andeis, pois inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?"(Mt 6.28-31). Deus sabe que precisamos de todas essas coisas "mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas"(Mt 6.33). Aqui está a prosperidade do cristão que é fiel para com Deus, que tem sua prioridade no reino de Deus. Ele tem essas coisas acrescentadas à sua vida. Vem automaticamente à medida que nos empenhamos em ser contribuinte no reino. Aí vem o dinheiro para as despesas, alimentação, vestimentas etc.


O cristão e o reino


O crente fiel tem forte desejo de contribuir com o reino de Deus. Ele dá mais prioridade ao reino que às coisas mais valiosas desta vida. Tais crentes movidos por Deus, resolveram eliminar as atitudes e práticas pecaminosas e imorais que o mundo oferece, passando a seguir a Jesus. Porque quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Também passa a guardar e obedecer as escrituras sagradas. O crente fiel não está preocupado com o que vai lhe acontecer, devido a fidelidade devotada a Deus e a sua palavra. Ele se esforça para desfrutar de toda s as bençãos, também se arma com toda a armadura de Deus, veste a couraça da justiça, cinge os lombos com a verdade e pés calçados no evangelho da paz.
Escrito por mim:
Geziel Silva Costa