Alerta Final

Visite a página no face book geziel.costa

terça-feira, 14 de abril de 2009

Catolicismo e Protestantismo


Apreciação crítica


Sobre o pontificado de Pio XI, a ação católica procurou ativar o laicado e toda a sociedade bíblica católica em 1933. Como isso ocorre, ou não é tema de discussão entre eles se em syllabus de erros, as sociedades ainda eram condenadas?


O catolicismo e o protestantismo sempre andaram por vias diferentes. No período da Primeira republica não foi diferente. A igreja católica contava com o status de igreja oficial do estado. Já debatemos em fórum, sobre o perigo desta mistura, igreja/estado. Apesar de a igreja ter compromissos com o estado, sua missão é diferente deste. Mas neste período a igreja procurou andar de mãos dadas com o estado, em busca de favorecimentos. Por exemplo, quando Vargas autoriza o ensino religioso facultativo. O slogan passou a ser: todo bom brasileiro é um bom católico e vise e versa.


Porque a igreja denunciava o protestantismo como elemento estranho e estrangeiro? Porque denunciava o desvio doutrinário desta? Por mostrar seu real interesse? Ou mostrar interesses contrários em relação à Bíblia?


O protestantismo de imigração foi bem vindo a meu ver, por que trouxe outra verdade diferente da igreja católica, que tinha por trás de sua evangelização, a extração de riquezas. Os protestantismos de imigração, as pessoas vinham habitar aqui, e trabalhavam pela sobrevivência enquanto evangelizavam com sinceridade. Até hoje os protestantes aplicam o protestantismo de missão, quando enviam missionários para outros países, e estes vão sem um povo. Mas com uma missão de escolher e ganhar um povo através de seu trabalho.


A meu ver, o pentecostalismo não herdou a cultura popular católica. Mas passou a condená-lo. Até hoje nos lembramos das palavras de Lutero reprovando a idolatria, contra a compra de terrenos no céu, vendas de indulgencias etc. A igreja o excomungou por isso. Os protestantes também são conhecidos por protestar contra a mariolatria, idolatria e etc. A forma dos pentecostais acreditarem num mundo espiritual, demônios, revelações etc., não é do pentecostalismo. Mas herdamos da igreja primitiva, que ensina e pregava assim. A era cristã, também foi marcada por este tipo de doutrina e crenças.


Apesar dos neopentecostais, pregaram o exorcismo e libertação de vício s e etc. não falam em salvação da alma. Libertação das correntes malignas, a doutrina da salvação está escassa lá. A forma como falam de prosperidade, é como se fosse uma barganha com Deus, toma-lá da cá. Enquanto que prosperidade na Bíblia não se limita a apenas aquisição de bens materiais. Mas pode também ser espiritual conforme a Bíblia. A maneira como vêem a guerra espiritual espiritualizando tudo é de uma visão utópica.


Se por um lado estão os pentecostais denunciando idolatria e corrupção a que chegou a igreja católica, por outro está os neopentecostai com a visão distorcida da graça e amo de Deus, e uma visão muito materialista quando falam de prosperidade e dízimos. E a maneira de lidar com o mundo espiritual fogem do contexto bíblico.


O catolicismo romano, especialmente durante o século XIX, se caracteriza pela romanização e europeização. O papa Pio XI através do encíclico Quadragésimo Anno condenou mais uma vez o capitalismo e socialismo. A ação católica que procurava ativar a liderança clerical, para que toda sociedade bíblica fosse dirigida pelo catolicismo.


A hegemonia econômica da Inglaterra foi transferida aos EUA durantes as guerras mundiais. Com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, a crise atingiria o mundo, o Brasil, a sua economia de café etc. No período da república a igreja católica ficou em desvantagens para com o Estado. Com Getúlio Vargas no poder o catolicismo foi favorecido. Foi criada a Liga Eleitoral Católica e a JUC, JOC, JEC, JAC e ainda fundaram a Conferência dos Bispos do Brasil CNBB etc.
A tônica de Medellín, que se constitui a transição do social-cristianismo para a teologia da libertação. Tônica de Puebla trata-se da conferência de CELAM, em 27 janeiro a 13 de fevereiro de1979. O rosto do Brasil é mudado a partir do século XIX, com a abertura dos portos às nações, especialmente com a chegada dos protestantes e evangélicos. Para a definição dos evangélicos, temos a vertente alemã, termo associado aos luteranos enquanto a vertente inglesa esta conceituada às alianças evangélicas no reavivamento dos séculos XVIII e XIX.


O protestantismo no Brasil pregava uma maneira de ser americana. O progresso, o mundo melhor etc. O protestantismo de imigração por sua vez, foi imigrantes oriundo de outros países. Alemanha, Suíça, Holanda, Polônia, Escandinava, Áustria e outros. As principais igrejas oriundas do protestantismo de imigração são: Igreja Anglicana, Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil, Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Protestantismo de missão começou sem povo. Os missionários eram responsáveis por ganhar almas. Alguns sobreviviam com o serviço de colportagem. Com o convite a Robert Kalley, surge a Igreja Congregacional do Brasil.
As principais igrejas de missão: Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil, Igreja Presbiteriana Fundamentalistal, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igrejas reformadas de Imigração, Igreja Presbiteriana Renovada.


Com a guerra da sucessão, vários sulistas vieram ao Brasil, e fundaram as colônias. Através destas estabeleceram-se presbiterianos, metodistas e batistas. As principais igrejas metodistas são: Igreja Metodista do Brasil, Igreja Metodista Livre, Igreja Evangélica Holiness do Brasil, Igreja Metodista Ortodoxa, Igreja do Nazareno.


Os pentecostais chegaram ao Brasil por volta de 1910. Também outras facetas de religião têm aparecido no Brasil de desde os anos 60. As igrejas pentecostais Clássicos: Congregação Cristã do Brasil, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, Igreja do evangelho Quadrangular. Pentecostais Recentes; Batista independente, Metodista Wsleyana, presbiteriana Renovada, Assembléia de deus Presbiteriana.


Os Neopentecostais iniciados nos anos 70 pregam sobre: curas divinas, exorcismo, prosperidade etc. As igrejas principais são: Igreja Deus é Amor, Igreja Universal do Reino de Deus etc.

2 comentários:

Nick Smaylle disse...

Olá a Paz do Senhor..


Muito boa essa postagem no seu blog, você gostaria de fazer uma parceria?
Ficaria muito Feliz em sermos parceiros.

_________________________________________
JUBRAC Acre – www.jubrac-ac.blogspot.com

Higor Jatahy disse...

Assim como todo governo precisa de uma oposição, também achei muito importante o surgimento de protetantismo. Eu até concordo que nos primeiros anos do protestatism no país as pessoas evangelizavam com sinceridade, bem diferente dos dias atuais. Pra se debater um assunto desse tamanho a pessoa tem que ter bom senso e nem puxar sardinha pro seu lado. Porque talvez o que falemos hoje de manhã, já não tenha valor a tarde. Não falo por mim ou você , mas falo que é natureza do homem: seja ele catolico ou protestante, querer tirar proveito e lucro de algumas coisas.